Currículo Lattes
organização retórica da seção resumo nas subáreas de linguística e literatura
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v17i38.42159Palabras clave:
Modelo CARS. Resumo do currículo Lattes. Análise de Gêneros.Resumen
Dada a importância da presença do currículo Lattes no contexto acadêmico, considerando, em especial, a seção do resumo, nos questionamos como as informações são organizadas e distribuídas e quais propósitos se pretende atingir ao construir o resumo. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a organização retórica do resumo do currículo Lattes na área de Letras, especificamente, identificar as regularidades das informações nas subáreas de Linguística e Literatura e descrever os movimentos e estratégias retóricos. A pesquisa se insere na Teoria dos Gêneros de abordagem sociorretórica. Portanto, recorremos aos estudos de Bawarshi e Reiff (2023), Swales (1990), Bezerra (2022), Hemais e Biasi-Rodrigues (2012), Biasi-Rodrigues (2009), Oliveira e Bezerra (2021), Bhatia (2009) e Porto e Melo (2020). A metodologia tem caráter descritivo e comparativo. O corpus é constituído por 20 resumos de currículo Lattes de membros atuantes em programas de pós-graduação. Foi possível produzir um quadro da organização retórica comparando as duas áreas. Verificamos cinco movimentos retóricos e quatorze estratégias retóricas. Identificamos que o resumo do currículo Lattes faz parte de uma colônia de gêneros com função resumitiva e com propósitos comunicativos específicos do seu meio de circulação.
Descargas
Citas
BAWARSHI, A. S.; REIFF, M. J. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. Tradução: Benedito Gomes Bezerra et al. São Paulo: Parábola, 2023.
BHATIA, V. K. Analysing genre: language use in professional settings. New York: Longman, 1993.
BHATIA, V. K. A análise de gêneros hoje. In: Gêneros e sequências textuais. Org. BEZERRA, B. G; BIASI-RODRIGUES, B; CAVALCANTE, M. M. Pernambuco: EDUPE, 2009.
BEZERRA, B. O gênero como ele é (e como ele não é). São Paulo: Parábola. 2022.
BIASI-RODRIGUES, B. O gênero resumo: uma prática discursiva de comunidade acadêmica. In: BIASI-RODRIGUES, Bernadete; ARAÚJO, Júlio César; SOUSA, Socorro Cláudia Tavares. Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 49-76
HEMAIS, B; BIASI-RODRIGUES, B. A proposta sociocorretórica de John M. Swales para o estudo dos gêneros textuais. In: Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola, 2012.
HYLAND, K. Disciplinary discourse: social interactions in academic writing. Singapura: Pearson Education Limited, 2000
NETO, J. B. Ensaios de filosofia da linguística. São Paulo: Parábola, 2004.
OLIVEIRA, J. H. P. Análise de gênero em contextos específicos: organização retórica e construção de sentidos no resumo de comunicação para eventos acadêmicos. 2017. 198f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/975. Acesso em: 20 de jun. 2023
OLIVEIRA, J; BEZERRA, B. Gêneros de resumos em eventos acadêmicos: Inter-relações textuais e contextuais. Campinas: Linguística Aplicada. n.30, set/dez. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/pzvpgKBbtcWgTgWm5ZGF5Nm. Acesso em 20 de maio de 2023.
PLATAFORMA LATTES. Sobre a plataforma Lattes. Disponível em: https://lattes.cnpq.br. Acesso em: 10 de julho de 2023.
PACHECO, J. T; BERNARDINO, C. G. Culturas disciplinares em análise sociorretórica de gêneros: em busca de uma proposição conceitual. Fórum linguístico, Florianópolis, v. 19, n. 04, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/issue/view/3530. Acesso em: 15 de ago. 2023.
PINHEIRO PORTO, A. J; MELO, B. O. R. Organização retórica da seção considerações finais em monografias de letras. Letras em revista, v. 11, n. 01, jun. 2020. ISSN 2318-1788. Disponível em: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/239. Acesso em: 25 jun. 2023.
PORTO, A. J. P.; MELO, B. O. R. de. Organização Retórica da Seção Considerações Finais em Monografias de Letras. Letras Em Revista, [S.l.], v. 11, n. 01, jun. 2020.
SOUSA, E. B. de. Gênero projeto de pesquisa: onde esfera acadêmica, comunidade acadêmica e cultura disciplinar se encontram. Letras em revista, [S.l.], v. 11, n. 01, jun. 2020. ISSN 2318-1788. Disponível em: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/290. Acesso em: 15 ago. 2023.
SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista (Con)Textos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.