A importância da disciplina Linguística Aplicada na formação inicial de professores de Libras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i39.43919

Palabras clave:

Formação docente, Letras Libras, Ensino de Libras, Metanálise

Resumen

O presente estudo tem, como objetivo principal, discutir a importância da disciplina Linguística Aplicada na formação de licenciandos em Letras Libras que atuarão no contexto da Educação Básica. A introdução da Libras como disciplina nos currículos dos cursos de licenciatura faz pensar na falta e necessidade de organização da disciplina em âmbito acadêmico, bem como a questão profissional do futuro professor em sala de aula, o seu exercício no magistério com alunos surdos ou ouvintes, explicação de conteúdos destacando aspectos da cultura surda e metodologias de ensino no atendimento que precisamos na educação com tais alunos. A partir dessa premissa, optamos por realizar uma pesquisa bibliográfica do tipo ‘Metanálise’. Selecionamos os sites da Scielo e Periódicos Capes como base de dados para o levantamento com delimitação de um marco temporal de 8 (oito) anos, isto é, 2015 a 2023. Os resultados indicaram poucos estudos que envolvem o campo da Linguística Aplicada e formação inicial de professores de Libras (contexto do Letras Libras). Apesar disso, aqueles analisados apresentam significativas contribuições desta área do conhecimento para o fazer docente, bem como para o refletir de uma prática alinhada à realidade que circunda o estudante, seja surdo ou ouvinte.

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Biografía del autor/a

Jerlan Pereira Batista, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Teoria e Análise Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Letras Libras pela UFSC. Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário CESMAC.

Marianne Rossi Stumpf, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio na Universidade Paul Sabatier e na Universidade de Paris 8. Realizou pós-doutorado na Universidade Católica Portuguesa. Graduada em Tecnologia de Informática pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e em Educação de Surdos pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Professora Associada do Centro de Comunicação e Expressão e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

23-08-2024