Notas sobre Imagens do Mundo e Inscrição da Guerra
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.43551Palavras-chave:
Harun Farocki, imagem dialética, teoria da imagemResumo
Este ensaio reúne notas escritas que precedem frames de Imagens do Mundo e Inscrição da guerra, filme de Harun Farocki, a quem prestamos homenagem. Os excertos operam como reflexões que atravessam a visualidade fílmica. Entretanto, não se trata de revelar as imagens através de palavras, mas de escavar algumas camadas de sentido pela escrita. Assim, esse texto, de forma fragmentada, em diálogo com a própria estratégia metodológica do cineasta alemão, não revela, mas propõe desvelar, como um conjunto de cartas de um baralho postas a mesa, algumas imagens que reverberam no presente.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Passagens. Tradução e coordenação: Willy Bolle. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado/ UFMG, 2006.
DURAND, Régis (Org.). Le Monde après la photographie. Villeneuve d’Ascq: Musée d’Art moderne, 1995.
Audiovisuais
BILDER der Welt und Inschrift des Krieges. Direção: Harun Farocki. Produção: Harun Farocki. Berlim (Alemanha): Harun Farocki Filmproduktion; Berlin-West, com apoio financeiro da Kulturelle Filmförderung NRW, 1989. 75 min.
INTERFACE. Direção: Harun Farocki. Produção: Harun Farocki. Villeneuve-d‘Ascq: Musée Moderne d'art de Villeneuve d'Ascq, Harun Farocki Filmproduktion, 1995. 23 min.