Notas sobre Imagens do Mundo e Inscrição da Guerra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.43551

Palavras-chave:

Harun Farocki, imagem dialética, teoria da imagem

Resumo

Este ensaio reúne notas escritas que precedem frames de Imagens do Mundo e Inscrição da guerra, filme de Harun Farocki, a quem prestamos homenagem. Os excertos operam como reflexões que atravessam a visualidade fílmica. Entretanto, não se trata de revelar as imagens através de palavras, mas de escavar algumas camadas de sentido pela escrita. Assim, esse texto, de forma fragmentada, em diálogo com a própria estratégia metodológica do cineasta alemão, não revela, mas propõe desvelar, como um conjunto de cartas de um baralho postas a mesa, algumas imagens que reverberam no presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Arçari, PPGAV-EBA/UFRJ

Artista visual e pesquisador, doutorando em Linguagens Visuais do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-EBA / UFRJ) com bolsa CAPES. Suas pesquisas recentes investigam as teorias da imagem com ênfase no pensamento da convergência entre os campos da fotografia, filme, vídeo.

Tadeu Capistrano, PPGAV-EBA/UFRJ

Tadeu Capistrano é professor de teoria da Imagem e história do cinema do Departamento de História da Arte e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ). Possui pós-doutorado em História e Teoria da Arte pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) realizado sob supervisão de Georges Didi-Huberman, com apoio CAPES_Print. Possui experiência docente, de pesquisa e orientações na área de teoria da imagem, com ênfase nas relações entre cinema e artes visuais.

Referências

BENJAMIN, Walter. Passagens. Tradução e coordenação: Willy Bolle. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado/ UFMG, 2006.

DURAND, Régis (Org.). Le Monde après la photographie. Villeneuve d’Ascq: Musée d’Art moderne, 1995.

Audiovisuais

BILDER der Welt und Inschrift des Krieges. Direção: Harun Farocki. Produção: Harun Farocki. Berlim (Alemanha): Harun Farocki Filmproduktion; Berlin-West, com apoio financeiro da Kulturelle Filmförderung NRW, 1989. 75 min.

INTERFACE. Direção: Harun Farocki. Produção: Harun Farocki. Villeneuve-d‘Ascq: Musée Moderne d'art de Villeneuve d'Ascq, Harun Farocki Filmproduktion, 1995. 23 min.

Downloads

Publicado

20-02-2024

Como Citar

Arçari, A., & Capistrano, T. (2024). Notas sobre Imagens do Mundo e Inscrição da Guerra. Revista Farol, 19(29), 144–169. https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.43551

Edição

Seção

Seção Temática