Arte e vida

processos poéticos e educativos no fazer em arte contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.43996

Palavras-chave:

arte, arte educação, juventudes, diálogos urgentes

Resumo

O texto aqui apresentado é fruto da conferência "Exercícios para se lembrar: negritude e performance na construção de si", realizada durante o XV Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte: Diálogos Urgentes, na Universidade Federal do Espírito Santo, em  agosto de 2023. O texto apresenta os aspectos da residência artística "Exercícios para se lembrar" de minha autoria e da artista Carla Borba, bem como os trabalhos artísticos de Tribal Ycsander, Rafa Black, CS - vulgo eu mesmo, além de Patthy Oliver e Jaiara Dias, jovens participantes dos Centros de Referência das Juventudes - CRJs, dos municípios de Vila Velha, Serra, Cariacica, Linhares e Colatina, no Espírito Santo.

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Biografia do Autor

Geovanni Lima da Silva, UFES/Unicamp

Artista e Performer; Doutorando (2021-2025) e Mestre em Artes Visuais (2021) pela - UNICAMP; Especialista em Artes na Educação pela Faculdade de Vitória (2021); Licenciado em Artes Visuais - UFES (2014 - 2018). Indicado ao Prêmio Pipa (2021, júri especializado) e finalista do Prêmio Pipa Online (2021, voto popular), com participação em diversas exposições, mostras e festivais no Brasil e exterior. Membro dos grupos de pesquisa CNPq/UFES: Entre - Educação e Arte Contemporânea e 3P - Práticas e Processos de Performance. É um dos proponentes do projeto PERFORME-SE - Festival de Performance e do Festival Lacração - Arte e Cultura LGBTQIAP+. Foi coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual e Gênero da Prefeitura de Vitória. No campo dos Direitos Humanos e da Educação Social atuou como um dos coordenadores da reformulação da política pública de juventude no Espírito Santo, lidando diretamente com a implementação dos Centros de Referência das Juventudes, do Projeto de Educação em Direitos Humanos para as Juventudes; do Plano Estadual de Políticas para as Juventudes e do Fundo Estadual para as Juventudes. Interessado em processos não formais de ensino, atua há 8 anos como artista/educador. Atualmente presta consultorias para organizações interessadas na intersecção entre as políticas de arte, educação e juventude, sobretudo pensando processos afrocentrados.

Referências

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BORBA, Carla; SILVA, Geovanni Lima da (org). Exercícios para se lembrar. 1. edição. Vitória: Editora do artista, 2022.

BORBA, Carla; SILVA, Geovanni Lima da (org). Exercícios para se lembrar. 2. edição. Vitória: Editora do artista, 2023.

BORBA, Carla; SILVA, Geovanni Lima da (org). Exercícios para se lembrar. 3. edição. Vitória: Editora do artista, 2023.

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Publicado

27-08-2024

Como Citar

Silva, G. L. da. (2024). Arte e vida: processos poéticos e educativos no fazer em arte contemporânea. Farol, 20(30), 77–90. https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.43996

Edição

Seção

Seção Temática