Memória do Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44005

Palavras-chave:

ensino de arte, projeto de extensão universitária, memórias de professores

Resumo

 O artigo é dedicado a reviver a memória de um evento que perdura e completa 30 anos. Mas como dar existência a essa memória que é a que tenho marcada em mim, com a do evento em si? Busquei as materialidades guardadas em um arquivo pessoal composto de materiais impressos, para agrupá-las a outros arquivos digitais e com acesso público. Para completar convidei aqueles que constituíram a grande presença e a razão da existência do evento, professores da educação básica a enviarem pequenos depoimentos sobre os significados dos seminários em suas vidas pessoais e profissionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moema Martins Rebouças , Gepel/UFES

Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), e Pós-Doutorado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto(2013). Participa do grupo de pesquisa do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, CPS- das instituições PUC/SP, USP e CNRS de Paris. Integrou o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade no núcleo de Educação Artística, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto(2013 a 2021). É líder do grupo de pesquisa GEPEL/CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2012 a 2019). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas e Artes na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte na educação, semiótica/ensino e estudos da linguagem e comunicação.

Referências

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

CORASSA, Maria Auxiliadora e REBOUÇAS, Moema Martins (Org). Anais do I Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. Vitória: Universidade Federal do Espirito Santo/Pró-Reitoria de Extensão, 1993.

FAEB-Federação de Arte Educadores do Brasil. Disponível em: https://faeb.com.br/historico-confaebs/ Acesso em 6out.2023.

GEPEL-Grupo de Pesquisa de Processos Educativos da Arte. Disponível em: http://www.gepelufes.com/pg/27660/o-grupo/ Acesso em 6 out.2023.

LANDOWSKI, Eric. Para uma semiótica sensível. Educação & Realidade. Porto Alegre, v.30 n.2, 93-106 jul/dez.2005.

LANDOWSKI, Eric. Regimes de sentido e formas de educação. Entreletras, Araguaína/TO, v. 7, n. 2, jul/dez. 2016.

Downloads

Publicado

27-08-2024

Como Citar

Rebouças , M. M. (2024). Memória do Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte. Farol, 20(30), 91–106. https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44005

Edição

Seção

Seção Temática