Observatório da formação de professores no ambito do Ensino de Artes

Algumas Reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44157

Palavras-chave:

ensino de arte, livro didático, formação humana, trabalho

Resumo

O artigo reflete e analisa o ensino da arte, a aprendizagem em Arte e o trabalho docente, a partir da perspectiva histórico-cultural, com foco na formação docente de professores de Arte e nos modos contemporâneos de ensinar e aprender, bem como de pensar questões que perpassam a valorização da docência. O estudo conecta-se a três (3) questões — de número quinze (15), dezoito (18) e trinta (30) — que estão entre as 41 questões respondidas por 737 professores de Arte sobre as condições de trabalho dos professores de Arte e o uso de livros didáticos para o ensino de arte. O foco do artigo está na formação humana, nas memórias e nas experiências dos sujeitos envolvidos no ensino e aprendizagem da Arte. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: Vigotski (2007), para refletir sobre os processos de mediação entre o homem e o mundo numa perspectiva histórico-cultural e Brandão (2003), para pensar a pesquisa a várias mãos e os processos de ensinar e aprender sem um detentor único de saber.

 

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Biografia do Autor

Uillian Trindade Oliveira, UFES

Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP. É Doutor em Educação pelo PPGE/UFES. Graduado em Artes Visuais e Pedagogia. É professor Adjunto no Departamento de Teoria da Arte e Música da UFES. É Coordenador do curso de Artes Plásticas da UFES. Artista Visual.

Maria Angélica Vago-Soares, UFES

Graduada em Educação Artística e Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação na área de Linguagens Verbal e Visual (UFES-PPGE). Professora do Ensino Superior, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Centro de Educação - Departamento de Cultura, Linguagens e Educação, de 2019 a presente data). Participa do grupo de Pesquisa: Imagens, Tecnologias e Infâncias (GEPITI-UFES) e do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Experiência do Sensível (NUPEEES- UFSB). Membro da Academia de Letras e Artes da Serra/ES. Membro do Núcleo de Educação Infantil (NEDI). Membro do Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Artes na América Latina. Professora de crianças e adolescentes de 1991 a 2018. Autora do livro: Infância, Arte e Cultura: experiências em (com)textos educativos, 2015 e do Conto infantojuvenil: Quita e Kristal: aventuras em uma cidade, 2020. Subcoordenadora do Colegiado de Pedagogia - UFES. Coordenadora do Núcleo de Artes Visuais e Educação do Espírito Santo (NAVEES). Coordenadora do PIBID - Artes Visuais-UFES (2022/2024).

Fernanda Monteiro Barreto Camargo , UFES

Neuropsicóloga, com Pós-doutorado, Doutorado e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) . Especialista em Gestão Escolar, Liderança do 3º  Setor e Mediação em EaD pela UFES. Graduada em Educação Artística, Artes Plásticas (UFES) e Pedagogia. Professora do Departamento de Linguagens , Cultura e Educação - Centro de Educação (UFES) . Líder do Grupo de Pesquisa Imagem , Tecnologia e Infâncias ( GEPITI). Coordenadora do Programa Escola da Terra Capixaba,  pesquisadora do Observatório da Formação de professores de Artes na América Latina. Desenvolve projetos nas áreas de Formação de Professores, Culturas e Ensino da Arte . Coautora do projeto “Tupiabá: ideias para adiar o fim do mundo” . Autora dos livros “Arvore Cor de Rosa” e “Guardiãs e Guardiões da Terra e do Céu”  em suas edições.

Thalyta Monteiro, IFES

Doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo; Especialista em Artes na Educação (2008); Especialista em Mediação de Educação à distância (2011); Possui graduação em Licenciatura Plena em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007) Segunda Graduação em Pedagogia (2018); Docente do Instituto Federal do Espírito Santo.Coordenadora do curso de pedagogia do IFES - Campus Ibatiba. Membro do Núcleo de Pessoas com Necessidades Específicas e do Núcleo de Arte e Cultura. Experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologias, infância, arte-educação e cinema de animação.

Referências

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Publicado

27-08-2024

Como Citar

Oliveira, U. T., Vago-Soares, M. A., Camargo , F. M. B., & Monteiro, T. (2024). Observatório da formação de professores no ambito do Ensino de Artes: Algumas Reflexões. Farol, 20(30), 107–117. https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44157

Edição

Seção

Seção Temática