Criativamente, a arte educa

Autores

Palavras-chave:

criatividade, ensino de artes, educação, singularidade, estudo de caso

Resumo

Este texto trata sobre as especificidades do campo da arte e da criatividade para refletir sobre o que ele pode ensinar para a educação, no sentido de modificar processos de ensino-aprendizagem. Fazemos aqui uma revisão de conceitos de criatividade tratar do contexto educacional, propondo o estudo de caso como método para investigações que permitam acesso à singularidade de estudantes de arte. Com isso, espera-se que, tanto os pesquisados, quanto os pesquisadores e educadores possam exercitar seus potenciais criativos e contribuir para mudanças na educação, na cultura e na sociedade.

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Biografia do Autor

Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho, UnB

Pós-doutorado em Comunicação e Psicologia pela Universidade de Aalborg, na Dinamarca. Professor Associado 4 do Instituto de Psicologia da UnB. Membro da International Society for the Study of Creativity and Innovation. Pesquisa sobre processos de colaboração, criatividade e comunicação nos contextos educacional e profissional.

Stela Maris Sanmartin, PPGA-UFES

Pós-doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela Universidade de Brasília, UnB. Coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Artes, Professora do Departamento de Artes Visuais, Coordenadora do Grupo de Extensão e Pesquisa em Criatividade, Educação e Arte, GEPCEAr na Universidade Federal do Espírito santo, UFES. Pesquisa sobre criatividade, processos de criação e metodologia do ensino de arte.

Aparecido José Cirilo, PPGA-UFES

Pós-doutorado em Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Pesquisa sobre processos criativos e ecossistemas urbanos.

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Publicado

11-11-2024

Como Citar

Sobrinho, A. B. F., Sanmartin, S. M., & Cirilo, A. J. (2024). Criativamente, a arte educa. Farol, 204–214. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/46737