O paradoxo entre criação e circulação nos trabalhos fotográficos com processos artesanais
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v1i19A.20455Abstract
Este artigo reflete sobre o processo de criação e circulação nos trabalhos fotográficos que exploram os processos artesanais de fotografia, tais como o cianótipo e o dusting on, que têm uma materialidade própria permitindo a participação do artista em todas as etapas de criação. Por outro lado, na dinâmica atual do circuito artístico essas obras precisam ser digitalizadas para circularem no meio digital e participar de alguns editais, concursos, festivais de fotografias, publicações em revistas ou nas mídias sociais. Assim, um trabalho que é caracterizado pela materialidade precisa ser transformado em arquivo digital apresentando uma situação totalmente diferente daquela na qual os trabalhos são produzidos. Como acreditamos que a obra não pode ser pensada fora de sua circulação, propomos analisar casos específicos de uma fotógrafa que desenvolve seu Mestrado na área de impressão fotográfica por contato e que assinará o artigo como co-autora.Downloads
Download data is not yet available.
References
BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. [S.l.]: Editora Zouk, 2007.
BARTHES, Roland. A câmera clara: nota sobre a fotografia. Trad. Julio Castanon Guimaraes. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1984.
BRÄCHER, Andréa. Rosângela Rennó e desenho fotogênico: homenagem a Fox Talbot. Revista Gama, Estudos Artísticos. Vol.3. p.71-78, 2015.
______. Kenji Ota: um olhar sobre a materialidade em processos fotográficos históricos. Revista: Estúdio. Vol.3.p 50-54, 2012.
COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. Trad Maria Sílvia Mourão Netto e Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. WMF Martins Fontes. São Paulo, 2013.
FERNANDES, JR, Rubens. A fotografia expandida. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002).
______ . Processos de Criação na Fotografia: apontamentos para o entendimento dos vetores e variáveis da produção fotográfica. FACOM, n.16, P.10-19, 2 SETEM 2006. Disponível em: http://www.faap.br/revista_faap/revista_facom/facom_16/rubens.pdf. Acesso em: 20 set de 2016.
FOCILLON, Henri. Elogio da mão (livro eletrônico). Trad Samuel Titan Jr. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2012.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Trad do autor. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
Harry Handon Center, “The Image Wrought: Historical Photographic Approaches in the Digital Age” Opens Jan. 31. Disponível em: <http://www.hrc.utexas.edu/press/releases/2005/imagewrought.html>. Acesso em: 29 maio 2018.
LANCRI, J. Modestas proposições sobre as condições de uma pesquisa em artes plásticas na universidade. O meio como ponto zero: metodologia de pesquisa em artes plásticas. 1. ed, p 17-3, 2002. Porto Alegre: Ed da UFRGS.
LEE, Elizabeth. Dusting on process – Revelação a pó. Elizabeth Lee - o que são fotografias. [S.l: s.n.]. Disponível em: <https://bethlee.wordpress.com/2014/11/12/dusting-on-process-revelacao-a-po/> (11 Dez 2014)
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: Introdução à fotografia. [S.l.]: Brasiliense/FUNARTE, 1984.
MINAMI, Dioclecio Ligia. Itinerâncias: a memória entre a materialidade e a virtualidade fotográfica. (Mestrado em Artes Visuais) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2018.
MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia Pensante. São Paulo: SENAC, 1997.
PAREYSON, Luigi. Estética: teoria da formatividade. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Trad. Constancia Egrejas. São Paulo: Senac, 2009.
VIEIRA, Jorge Albuquerque. Teoria do Conhecimento e Arte. REVISTA MÚSICA HODIE, 2009. Disponível em: <http://www.musicahodie.mus.br/9_2/musica_hodie_9_2_artigo_1.pdf>.
Young, Martin. The past is the new future. New York. v 33, n.6, maio - junho, 2006. (acesso em 10 de outubro de 2017). Disponível em http://www.findarticles.com
BARTHES, Roland. A câmera clara: nota sobre a fotografia. Trad. Julio Castanon Guimaraes. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1984.
BRÄCHER, Andréa. Rosângela Rennó e desenho fotogênico: homenagem a Fox Talbot. Revista Gama, Estudos Artísticos. Vol.3. p.71-78, 2015.
______. Kenji Ota: um olhar sobre a materialidade em processos fotográficos históricos. Revista: Estúdio. Vol.3.p 50-54, 2012.
COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. Trad Maria Sílvia Mourão Netto e Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. WMF Martins Fontes. São Paulo, 2013.
FERNANDES, JR, Rubens. A fotografia expandida. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002).
______ . Processos de Criação na Fotografia: apontamentos para o entendimento dos vetores e variáveis da produção fotográfica. FACOM, n.16, P.10-19, 2 SETEM 2006. Disponível em: http://www.faap.br/revista_faap/revista_facom/facom_16/rubens.pdf. Acesso em: 20 set de 2016.
FOCILLON, Henri. Elogio da mão (livro eletrônico). Trad Samuel Titan Jr. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2012.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Trad do autor. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
Harry Handon Center, “The Image Wrought: Historical Photographic Approaches in the Digital Age” Opens Jan. 31. Disponível em: <http://www.hrc.utexas.edu/press/releases/2005/imagewrought.html>. Acesso em: 29 maio 2018.
LANCRI, J. Modestas proposições sobre as condições de uma pesquisa em artes plásticas na universidade. O meio como ponto zero: metodologia de pesquisa em artes plásticas. 1. ed, p 17-3, 2002. Porto Alegre: Ed da UFRGS.
LEE, Elizabeth. Dusting on process – Revelação a pó. Elizabeth Lee - o que são fotografias. [S.l: s.n.]. Disponível em: <https://bethlee.wordpress.com/2014/11/12/dusting-on-process-revelacao-a-po/> (11 Dez 2014)
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: Introdução à fotografia. [S.l.]: Brasiliense/FUNARTE, 1984.
MINAMI, Dioclecio Ligia. Itinerâncias: a memória entre a materialidade e a virtualidade fotográfica. (Mestrado em Artes Visuais) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2018.
MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia Pensante. São Paulo: SENAC, 1997.
PAREYSON, Luigi. Estética: teoria da formatividade. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Trad. Constancia Egrejas. São Paulo: Senac, 2009.
VIEIRA, Jorge Albuquerque. Teoria do Conhecimento e Arte. REVISTA MÚSICA HODIE, 2009. Disponível em: <http://www.musicahodie.mus.br/9_2/musica_hodie_9_2_artigo_1.pdf>.
Young, Martin. The past is the new future. New York. v 33, n.6, maio - junho, 2006. (acesso em 10 de outubro de 2017). Disponível em http://www.findarticles.com
Downloads
Published
10-08-2018
How to Cite
Pfutzenreuter, E. do P., & Pinheiro, D. C. da S. (2018). O paradoxo entre criação e circulação nos trabalhos fotográficos com processos artesanais. Farol, 14(19A), 64–75. https://doi.org/10.47456/rf.v1i19A.20455
Issue
Section
Seção Temática
License
The authors of works submitted to Revista Farol authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.