Diálogos entre as artes, a educação e a história
considerações a partir das produções de Luís Gama e de Rosana Paulino
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v1i25.36559Palabras clave:
Arte Contemporânea, Abolicionismo, Luís Gama, Rosana Paulino, História do BrasilResumen
O objetivo deste artigo consiste em desenvolver um diálogo entre as artes, a educação e a história, contemplando as dimensões histórica e crítica das produções de Rosana Paulino e de Luís Gama. A primeira, artista contemporânea, apresenta em suas obras referências diretas à história do Brasil, como uma espécie de denúncia e de reparação do nosso passado tão violento e lastimável no contexto da escravidão. Já o advogado e poeta Luís Gama foi um dos personagens importantes do movimento abolicionista brasileiro, sendo um dos responsáveis por estabelecer estratégias jurídicas para a libertação dos escravizados, além de desenvolver uma rica obra literária, como o livro de poemas As Primeiras Trovas Burlescas de Getulino, de 1859. Desse modo, este artigo vai apresentar o ato de resistência por meio da poesia de Luís Gama e do desejo de reparação na arte de Rosana Paulino, que demonstram a importância do estudo desses personagens na educação básica.
Descargas
Citas
ALGRANTI, Leila Mezan. Honradas e devotas: mulheres da Colônia. A condição feminina nos conventos e recolhimentos do sudeste do Brasil, 1759-1822. Rio de Janeiro: José Olympio, Brasília: Edunb, 1993.
ALONSO, Angela. Flores, votos e balas: o movimento abolicionista brasileiro (1868-1888). São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.
CAMPOS, Adriana P.; MOTTA, Kátia Sausen. Escravo até prove-se o contrário: petição do liberto Delfino à Câmara dos Deputados (1826). In: CAMPOS, Adriana Pereira; SILVA, Gilvan Ventura da; MOTTA, Kátia Sausen da (Org.). O espelho negro de uma nação: a África e sua importância na formação do Brasil. Vitória: Edufes, 2019, v. 1, p. 141-158.
CARNEIRO, Sueli. Estrelas com Luz Própria. In: Revista História Viva. Edição Especial Temática no 3. Temas Brasileiros. ISSN 1808-6446. São Paulo: Duetto Editorial, 2006.
DAVIS, Angela. Mulheres, cultura e política. São Paulo: Boitempo, 2017.
GAMA, Luiz. Primeiras trovas burlescas de Getulino. São Paulo: Typographia Dous, 1859.
GAMA, Luiz. Primeiras trovas burlescas & outros poemas Luiz Gama. Edição preparada por Ligia Fonseca Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
GAMA, Luiz. Com a palavra, Luiz Gama poemas, artigos, cartas, máximas. Apresentação e notas de Lígia Fonseca Ferreira. São Paulo: Imprensa Oficial, 2011.
HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MOURA, Clovis. Dicionário da escravidão negra no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2005.
SAVIANI, Demerval. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 25–46, 2013. DOI: 10.9771/gmed.v5i2.9697. Disponível em: //periodicos.ufba.br//. Acesso em: 4 set. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores de los trabajos enviados a Revista Farol autorizan su publicación en soporte físico y electrónico, únicamente con fines académicos, y podrán ser reproducidos siempre que se cite la fuente. Dan fe de su originalidad, autoría y originalidad.