A animação digital como dispositivo de captação imagética
animação digital como dispositivo de captação imagética
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v19i29.42917Palavras-chave:
Animação digital, Documentário animado., Dispositivo visual., Tecnologia digital., Cinema híbrido.Resumo
O documentário animado, uma forma de cinema que utiliza recursos de animação digital para contar histórias íntimas e envolventes, tem ganhado destaque em festivais de cinema e se destacado em premiações. Obras como Flee (2021) de Jonas Rasmussen e Valsa com Bashir (2008) de Ari Folman exemplificam essa tendência recente, explorando histórias pessoais e eventos marcantes por meio da animação. Esses filmes são apenas alguns exemplos de como o documentário animado está redefinindo o cenário audiovisual contemporâneo, misturando duas linguagens que até então pareciam que não se comunicavam muito bem e estimulando reflexões sobre os conceitos de documentário e animação em relação à representação do real.
Downloads
Referências
Bernadet, Jean – Claude. Cineastas e Imagens do Povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Carroll, Noël. Philosophical Problems of Classical Film Theory. Princeton : Princeton University Press, 1988.
Carroll, Noël. Ficção, não-ficção e o cinema da asserção pressuposta: uma análise conceitual. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. v. II. São Paulo: Senac, 2005. p. 69-104.
Deleuze, Gilles. Diferença e repetição. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
Flee. Direção de Jonas Poher Rasmussen. Dinamarca: Neon Participant, 2021.
Flusser, Villém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
Grodal, Torben. Aesthetics and Psychology of Animated Films. In : UHRIG, Meike. 1. ed. Nova York : Routledge, 2018, p. 107- 121.
Lemos, André. Arte eletrônica e cibercultura. Revista Famecos, vol. 4, no 6, 2008, p. 21-31.
Lévy, Pierre. O que é virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1996, p. 157.
Lyra, Carla Elizabeth Pereira; Capellato, Igor Alexandre. A Poética Estética da Memória em Valsa com Bashir. In sessões do imaginário. Vol 22, n 38, Porto alegre, 2017, p. 161-168.
Manovich, Lev. Abstraction and complexity. Tradução de: PAULA, Silas José de. Abstração e complexidade. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 1, n. 1, 2010.
Maquiavel, Nicolau. O Príncipe.4 ed. Trad. De Maria Júlia Goldwasser. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 94.
Martins, Í. O documentário animado “Ryan” e o psicorrealismo. Trabalho apresentado ao GT5 - Tecnologias e Estéticas da Comunicação. 1º. Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação do Rio de Janeiro, 2006.
Martín, Javier, Del Caz Pérez, Beatriz. De Angola a Yugoslavia: Periodismo, conflictos bélicos y documental animado, nº 11, 2020, p. 60-73.
Nichols, Bill. Introdução ao documentário. São Paulo: Papirus, 2005.
Nichols, Bill. La representación de la realidad: cuestiones y conceptos sobre el documental. Barcelona: Paidós, 1997.
Pinotti, Luciana. La animación no ficcional: Un análisis sobre la construcción del sentido en el documental animado Vals con Bashir. nº. 12, 2015, p. 142-168.
Quintão, Wander L. A.. O aprendiz de feiticeiro: Walt Disney e a experiência norte-americana no desenvolvimento da expressão cinematográfica do cinema de animação. Dissertação (mestrado) apresentada no programa de pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, 2007.
Ramos, Fernão. Mas afinal... O que é o documentário? São Paulo: Senac, 2008.
Ramos, Fernão. Introdução. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. v. II. São Paulo: Senac, 2005a. p. 11-23.
Souza, Maria I. D. S.. A memória assombrada: um estudo da autorrepresentação do documentário animado Valsa com Bashir. Dissertação apresentada no programa de pós graduação na Universidade Federal De São Carlos. 2012.
Valsa com Bashir. IMDb. Disponível em: <http://www.imdb.com/title/tt1185616/> Acesso em 01 nov. 2023.
Valsa com Bashir. Direção de Ari Folman, Israel: Sony Pictures Classics, 2008.
Ward, Paul. Documentary: The Margins of Reality. Wallflower Paperback. Great Britain, 2005.
Wells, Paul. Understanding animation. Nova York : Routledge, 1998.