Benjamin de Oliveira
Palhaço Negro no Salão do Branco
DOI :
https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.36352Mots-clés :
Benjamin de Oliveira, palhaço negro, circo-teatroRésumé
O artigo relata o processo de montagem de um espetáculo teatral sobre Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro a ser reconhecido no mundo dos brancos no Brasil. Filho de uma escrava e de um capataz, Benjamin fugiu com um circo ainda criança, e, após sucessivos trabalhos, se consagrou como palhaço, dramaturgo, encenador, ator e dono de circo. Além do estudo dos contextos histórico e político, o processo passou pela vivência de linguagens como o circo-teatro, a palhaçaria, o teatro de revista, a sátira e o melodrama.
Téléchargements
Références
AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
ABREU, Brício de. Esses populares tão desconhecidos. Rio de Janeiro: Raposo Carneiro editor, 1963.
DOMINGUES, Petrônio José “Negros de almas brancas? A ideologia do branqueamento no interior da comunidade negra em São Paulo, 1915-1930”, Estud. afro-asiát. vol.24 no.3 Rio de Janeiro 2002.
LIGIÉRO, Zeca. Iniciação ao Candomblé. Rio de Janeiro: Editora Nova Era- Record, 1993.
PORTO, Sérgio. “Benjamim de Oliveira – o palhaço” em Revista Manchete. Rio de Janeiro, seção “Um Episódio por Semana”, 19 de junho de 1954.
READERS, G. O inimigo cordial: o conde Gobineau no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
SILVA, Ermínia. As múltiplas linguagens na teatralidade circense. Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do século XIX e início do XX, Departamento de História Social da Unicamp, em fevereiro de 2003.
___. Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Editora Altana Ltda., 2007.
SILVA, Daniel Marques. O palhaço negro que dançou a chula para o Marechal de Ferro: Benjamim de Oliveira e a consolidação do circo-teatro no Brasil - mecanismos e estratégias artísticas como forma de integração social na Belle Époque carioca. Rio de Janeiro, 2004. Tese (Doutorado em Teatro). Centro de Letras e Artes. Programa de Pós-graduação em Teatro, UNIRIO, 2004
___. “Subvertendo hierarquias e retraçando fronteiras: gênero dramático e escrita teatral no circo - teatro de Benjamim de Oliveira” Universidade Federal da Bahia – UFBA. http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/historia/Daniel%20Marques%20da%20S%20%20Subvertendo%20hierarquias%20e%20retracando%20fronteiras%20genero%20dramatico%20e%20escrita%20teatral%20no%20circoteatro%20de%20Benjamim%20de%20Oliveira.pdf
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs des œuvres soumises à Revista Farol autorisent leur publication sur des supports physiques et électroniques, uniquement à des fins académiques, et peuvent être reproduites à condition de citer la source. Ils attestent de leur originalité, de leur paternité et de leur originalité.