Uma escuta das migrações, músicos haitianos e performances em deslocamento
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.35192Palavras-chave:
músicos haitianos, migração haitiana, etnomusicologia, escutaResumo
Em diálogo com o trabalho de músicos e coletivos haitianos no Sul do Brasil, proponho uma escuta da cidade a partir da escuta destes fluxos migratórios. Acompanhando a trajetória e deslocamento de músicos e de suas músicas ao longo da cidade, reflito sobre os encontros e tensões entre “mundos sonoros migrantes” e “mundos sonoros locais”. Sugiro que frentes musicais negras e migrantes em uma cidade majoritariamente branca têm produzido novas situações, apontado questionamentos e rearranjado territórios urbanos.
Downloads
Referências
ARAUJO, Samuel. Entre muros, grades e blindados; trabalho acústico e práxis sonora na sociedade pós-industrial. El oído pensante 1 (1). 2013. Disponível em: http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/oidopensante. Acessado em: 20 de mar. de 2021.
___ et allí. A violência como conceito na pesquisa musical, reflexões sobre uma experiência dialógica na Maré. Transcultural Music Review 10, 2006. Disponível em: www.sibetrans.com/trans/trans10araujo.htm. Acessado em: 20 de mar. de 2021.
BAILY, John. So Near, So Far: Kabul’s Music in Exile. Ethnomusicology Forum, vol.14, n.º2, 2005, pp.213-33.
CHALCRAFT, Jasper; SEGARRA, Josep Juan; HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Bagagem Desfeita: A Experiência Da imigração Por Artistas Congoleses. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 2 (1). São Paulo, Brasil, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2017.129448. Acessado em: 20 de mar. de 2021.
CHERNOFF, J. M. The relevance of ethnomusicology to anthropology: strategies of inquiry and interpretation. Em: DjeDje, Jacqueline (ed.) African musicology: current trends. Los Angeles, Univ. of California Press, v.1, 1989, p. 59-92.
CUSICK, Suzanne G. 2006. Music as torture/Music as weapon. Transcultural Music Review 10. Disponível em: www.sibetrans.com/trans/trans10/cusik.htm Acessado em: 10 de mar. de 2021.
DIEME, Kassoum. O Haiti e suas migrações. BERSANI, Ana Elisa; JOSEPH, Handerson (org.). Dinâmicas migratórias haitianas no Brasil: desafios e contribuições. Temáticas: Revista dos pós graduandos em Ciências Sociais. IFCH/UNICAMP, n.49/50, 2017, pp.17-48.
EWELL, Philip. Music Theory and the White Racial Frame. Music Theory Online, vol. 26, n.2, s/n, set. 2020. Disponível em: https://mtosmt.org/issues/mto.20.26.2/mto.20.26.2.ewell.html?fbclid=IwAR1dSc4pSk6bBaW79vRFPJbLFMF1tXsr79t4iSorWnm_OU3lpJ9EnWGcd20. Acessado em: 25 de mar. de 2021.
GLISSANT, Édouard. Poetics of Relation. University of Michigan Press, 1990.
GOODMAN, Steve. Sonic Warfare: Sound, Affect, and the Ecology of Fear. Cambridge: The MIT Press, 2010.
HASS, Monica. O linchamento que muitos querem esquecer: Chapecó, 1950-1956. Argos Editora, Chapecó, SC. 2013.
HEMETEK, Ursula. Mundos musicais inesperados de Viena: imigração e música. Em: CÔRTE REAL, Maria de São José (org.), Revista Migrações – Número Temático Música e Migração, n.7, Lisboa: ACIDI, out.2010, pp.119-146.
HOFMAN, Ana; SRDAN, Atanasovski. Sonic memory interventions against politics of urban silencing. МУЗИКОЛОГИЈА / Musicology. v.22, 2017.
INGOLD, Tim. Against Soundscape. In: CARLYLE, Angus (ed.), Autumn Leaves: Sound and the Environment in Artistic Practice. Paris: Double Entendre, 2008, p.10-13.
JOSEPH, Handerson. Diáspora. Sentidos sociais e mobilidades haitianas. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 43, p. 51-78, jan./jun. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-71832015000100003 Acessado em: 10 de abr. De 2021.
___. Diáspora. NEIBURG, Federico (Org). Conversas etnográficas haitianas. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens Edições, 2017, pp.190-215.
KUN, Josh. The aesthetics of allá: listening like a sonidero. Em: RADANO, Ronald; OLANIYAN, Tejumola (org.). Audible Impire: music, global politics, critique. Duke University Press, Durham, London, 2016, p.95-116.
LA BARRE, Jorge de. A outra afinação do mundo: os territórios sonoros. Revista Interfaces 16 (1), 2012, 117-127.
LÜHNING, Angela; TUGNY, Rosângela Pereira de (Org.). Etnomusicologia no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2016.
MEZZADRA, Sandro. Multidão e migrações: a autonomia dos migrantes. ECO-PÓS, UFRJ, v.15, n.2, 2012. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/900. Acessado em: 10 de abr. de 2021.
MEZZADRA, Sandro; NEILSEN, Bret. Borders as Method, or, the Multiplication of Labour. Durham, North Carolina: Duke University Press, 2013.
OCHOA, Ana Maria. A manera de introducción: la materialidad de lo musical y su relación con la violencia. Dossier Música, silencios e silenciamentos: música, violencia y experiencia cotidiana. Revista da Sociedad de Etnomusicología, TRANS, v.10, 2006. Disponível em: https://www.sibetrans.com/trans/articulo/142/a-manera-de-introduccion-la-materialidad-de-lo-musical-y-su-relacion-con-la-violencia. Acessado em: 05 de abr. de 2021.
QUEIROZ, Luiz R. S. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da ABEM, vol. 25, n. 39, p. 132-159, 2017.
____. Até quando Brasil? Perspectivas decoloniais para (re)pensar o ensino superior em música. Revista PROA vol. 10, n. 1, p. 153-199, jan.-jun. 2020
SASKIA, Sassen. Três migrações emergentes: uma mudança histórica. Sur: Revista Internacional de Direitos Humanos, v.13, n.23, 2016, p.29-42.
SARDO, Susana. Pround to be a Goan: memórias coloniais, identidades pós coloniais e música. Em: CÔRTE REAL, Maria de São José (org.), Revista Migrações – Número Temático Música e Migração, n.7, Lisboa: ACIDI, out.2010, pp.55-73.
STEINGO, Gavin; SYKES, Jim (org). Remapping sound studies. Duke University Press, Durham, London, 2019.
SHELEMAY, Kay Kaufman. Let jasmine rain down: Song and remembrance among Syrian Jews. Chicago, IL, and London: University of Chicago Press, 1998.
WESTERN, Tom. Listening with displacement: sound, citzenship, and disruptive representation of migration. Migration and Society: Advances in Research 3, 2020, p.294-309.