Cartografia da Resistência
Ampliando Vozes e Narrativas Femininas
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44006Palavras-chave:
Artes Visuais, Ensino de ArteResumo
A exposição “Fratura” que esteve em exposição de setembro a novembro de 2024 na Galeria Homero Massena, da artista Geisa da Silva, traz as complexidades das histórias femininas ao longo do tempo e como essas histórias ao serem reveladas levantam questões significativas sobre a visibilidade das narrativas esquecidas e silenciadas. Explorar como as histórias das mulheres podem ser reconstruídas por meio da cartografia, conectando pontos de interseção em diferentes períodos históricos e geografias, oferece uma oportunidade de compreender as complexidades de suas experiências e identidades.
Downloads
Referências
BESSE, Jean-Marc. Ver a terra: seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. Tradução de Vladimir Bartalini. São Paulo: Perspectiva, 2014.
COSGROVE, Denis. Art and Mapping: An Introduction. In: Cartographic Perspectives. Number 53, Winter 2006.
WOLLHEIM, Richard. A pintura como arte. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
TIBERGHIEN, Gilles. Imaginário cartográfico na arte contemporânea sonhar o mapa nos dias de hoje. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 57, p. 233-252, dez. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geisa Katiane da Silva , Stela Maris Sanmartin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.