Monumento a Fernand Deligny
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.rf.2133.50805Palavras-chave:
fracasso; ensino de arte; crítica institucional; escrita performativaResumo
O presente texto é um exercício de escrita performativa, que traça no seu percurso um relato sobre o fracasso de dois professores de arte da rede municipal de ensino de Florianópolis (SC). Ele é disparado pela escrita de Fernand Deligny, memorável por seu trabalho em centros de educação e por sua crítica ao caráter carcerário desses. O educador, que acompanhou por mais de cinquenta anos jovens marginalizados, pensava a educação como uma forma de encontrar modos possíveis de viver em contextos excludentes. Escrever com ele é dar a ver o papel da escrita e da leitura na atuação crítica na educação, como dispositivos de apoio e cuidado. Com Deligny, o fracasso vira dança.
Referências
BARROS, Manoel de. Livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
BINES, Rosana Kohl. A grande orelha de Kafka. Caderno de leituras. Belo Horizonte: Chão da Feira, n. 87, jan. 2019. Disponível em: https://chaodafeira.com/catalogo/caderno87/. Acesso em: 8 dez. 2025.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. V. 2. 2. ed. São Paulo: 34, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. V. 5. 2. ed. São Paulo: 34, 2012.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? 3. ed. São Paulo: 34, 2010.
DELIGNY, Fernand. Os vagabundos eficazes: operários, artistas, revolucionários: educadores. São Paulo: n-1, 2018.
GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor: variáveis e variações. In: Reunião Nacional da ANPEd, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ANPEd, 2013.
RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento: política e filosofia. 2. ed. São Paulo: 34, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Gabriel Bonfim, Guilherme Bruschi Frizzo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.