“Um Curioso Mal-entendido”: reflexões pós-coloniais sobre Hoepla

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.rf.2133.51416

Palavras-chave:

Indonésia; lúdico; mídia; pós-colonialismo

Resumo

O presente artigo tem como base um acontecimento televisivo holandês da década de 1960. Em um programa de humor ácido, a primeira mulher nua foi mostrada na televisão holandesa, contudo, sua repercussão obliterou o seguimento posterior, a demonstração de uma realidade invisibilizada em solo holandês, os Molucanos residentes no país. O desconhecimento e despreparo dos envolvidos na entrevista, o caráter surreal das condições de vida de imigrantes indonésios após o violento processo de colonização holandesa na Indonésia. Tal “acontecimento” no programa televisivo Hoepla é desenvolvido no artigo a partir da perspectiva do Conceitualismo Lúdico, terminologia cunhada pela Dra. Schoenberger e aplicada a vertente artística fortemente presente na Holanda entre as décadas de 1960 e 1970.

Biografia do Autor

  • Janna Schoenberger , Amsterdam University College

    Membro do corpo docente do Amsterdam University College, onde ensina arte moderna e contemporânea. A Dra. Schoenberger completou seu doutorado em História da Arte no Graduate Center da City University of New York. Sua dissertação de doutorado, Ludic Conceptualism: Art and Play in the Netherlands, 1959 to 1975, é o primeiro estudo extensivo sobre a arte na Holanda nas décadas de 1960 e 1970. A Dra. Schoenberger recebeu bolsas de pesquisa no Rijksmuseum e na Biblioteca Beinecke da Universidade de Yale. Seu livro sobre Robert Jasper Grootveld, Waiting for the Witchdoctor: Robert Jasper Grootveld’s Scrapbook and the Dutch Counterculture, foi publicado em 2020. A escrita da Dra. Schoenberger sobre exemplos de crítica institucional holandesa apareceu no livro Humor in Global Contemporary Art, publicado em 2024.

  • Léa Araujo, PPGA-UFES/LEENA/FAPES

    Doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG),com bolsa pela CNPq, nas áreas de história, fundamentos teóricos e crítica das artes, com ênfase em política, estética e práticas conceituais e colaborativas. Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGA-UFES), bolsista Fapes, na qual desenvolve aspectos históricos e teóricos-críticos com enfoque em acervos e arquivos museológicos.

Referências

.

Downloads

Publicado

30-12-2025

Edição

Seção

Traduções

Como Citar

SCHOENBERGER , Janna. “Um Curioso Mal-entendido”: reflexões pós-coloniais sobre Hoepla. Farol, [S. l.], v. 21, n. 33, p. 287–303, 2025. DOI: 10.47456/rf.rf.2133.51416. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/51416. Acesso em: 4 fev. 2026.