Perfil e origem dos consumidores do comércio e dos serviços de rua em Salvador-BA: uma abordagem geográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/geo.v3i36.41127

Palavras-chave:

comércio de rua, serviços de rua, consumo, Salvador-Bahia

Resumo

Neste artigo apresentamos uma abordagem geográfica para a análise do perfil de consumidores do comércio e dos serviços de rua em Salvador-Bahia, aprofundando pesquisas e levantamentos de campo realizados em recortes espaciais por nós já analisados em anos anteriores na cidade (SERPA; LEITE; MACHADO, 2019, 2021). Trata-se também de apresentar metodologia de pesquisa utilizada em um período de isolamento social por conta da pandemia de COVID-19 e as estratégias utilizadas para dar conta dos levantamentos propostos. O perfil dos consumidores aponta para facetas importantes da interação entre o circuito superior e o circuito inferior da economia (SANTOS, 2004), além de demonstrar que essas atividades garantem a socialização e a apropriação da rua enquanto espaço coletivo e de sociabilidade pública, mesmo em tempos de isolamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelo Serpa, Universidade Federal da Bahia - Departamento de Geografia

Professor titular de Geografia Humana da Universidade Federal da Bahia, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1B

Wellington Leite, Universidade Federal da Bahia

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, foi bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 2020 e 2021

Juliana Machado, Universidade Federal da Bahia

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, foi bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) entre 2020 e 2021

Referências

BOURDIEU, P. A Distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.

DIAS, C. Carnaval de Salvador: mercantilização e produção de espaços de segregação, exclusão e conflito. 2002. 165 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2002.

MAIA, A. C. N. Circuitos e redes do comércio de rua em Salvador, Bahia: uma análise geográfica. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

POCHMANN, M. Nova classe média: o trabalho na base da pirâmide social brasileira. São Paulo: Boitempo, 2012.

SANTOS, M. O Espaço Dividido. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2004. SANTOS, M. O Espaço do Cidadão. 2. ed. São Paulo: NOBEL, 1992.

SENNETT, R. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. 12. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

SENNETT, R. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.

SERPA, A. O trabalho de campo em geografia: uma abordagem teórico-metodológica. Boletim Paulista de Geografia, v. 84, p. 7-24, 2006.

SERPA, A. Comércio de rua e requalificação de espaços públicos em Salvador-BA: uma agenda de pesquisa. Revista Geografares, v. 26, p. 53-68, 2018a.

SERPA, A. Contribuições teóricas para a pesquisa urbana: Milton Santos e a teoria dos dois circuitos da economia. In: SERPA, A.; CARLOS, A. F. A. (org.). Geografia urbana: desafios teóricos contemporâneos. Salvador: EDUFBA, 2018b. p. 449-458.

SERPA, A.; LEITE, W.; MACHADO, J. Na praia e no centro: comércio e serviços de rua frente a operações de requalificação urbana em Salvador-Bahia. Caderno de Geografia, v. 29, p. 978- 996, 2019.

SERPA, A.; LEITE, W.; MACHADO, J. Comércio e serviços de rua como manifestações do circuito inferior da economia em dois bairros de Salvador, Bahia. Caderno de Geografia, v. 31, p. 120- 141, 2021.

SILVEIRA, M. L. (Ed.). Circuitos de la economía urbana: ensayos sobre Buenos Aires y São Paulo. Buenos Aires: Editorial Café de las Ciudades, 2016.

SOUZA, J. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? 2. ed. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.

XAVIER, M.; CASTILLO, R. A reprodução do atacado distribuidor como um elo entre os dois circuitos da economia urbana no Brasil. GEOUSP: Espaço e Tempo, São Paulo, n. 29, p. 3-17, 2011.

Downloads

Publicado

10-07-2023

Como Citar

ANGELO SERPA; LEITE, Wellington; MACHADO, Juliana. Perfil e origem dos consumidores do comércio e dos serviços de rua em Salvador-BA: uma abordagem geográfica. Geografares, [S. l.], v. 3, n. 36, p. 167–188, 2023. DOI: 10.47456/geo.v3i36.41127. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/41127. Acesso em: 9 maio. 2024.