Projeto AFRID
Atividades físicas e recreativas para a terceira idade
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i1.10085Palabras clave:
Exercício Físico, Envelhecimento, Qualidade de vida na VelhiceResumen
AFRID é um projeto de Extensão, idealizado e realizado tanto por estagiários como por professores do Curso de Educação Física da UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Desde 1989 este projeto atende a clientela idosa, com o objetivo de proporcionar atividades físicas em diferentes modalidades, com abordagem recreativa, bem como palestras e estudos de cunho informativo, visando à melhora da qualidade de vida, o bem estar físico, social e emocional desse grupo etário. O projeto atende semanalmente 850 idosos aproximadamente, 650 no campus da Educação Física e 200 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs, em Uberlândia. As atividades desenvolvidas no Campus da Educação Física são: hidroginástica, natação, alongamento, ginástica, musculação, danças moderna e do ventre, inclusão digital, canto e coral, fitness, dentre outras. Nas ILPIs são oferecidas atividades físicas adaptadas, atividades artísticas e recreativas. Com o objetivo de possibilitar maior interação e envolvimento, algumas atividades sociais são realizadas, como as festas Junina e de Natal, viagens turísticas e o “Aulão” que é uma atividade realizada com a participação de todos os alunos e estagiários. Além desses encontros, a Semana do Idoso é outro evento anualmente realizado pelo AFRID, que conta com a participação de mais de 1000 idosos em cada atividade diária. A Semana do Idoso é realizada com intuito de discutir, analisar e refletir sobre as temáticas que envolvem o processo de envelhecimento. Entende-se que o AFRID tem conseguido alcançar os objetivos preconizados, melhorando a qualidade de vida, o bem estar físico, social e emocional da população idosa uberlandense.
Descargas
Referencias
BERQUO, E. S.; CUNHA, E. M. G. P. Morbidade feminina no Brasil (1979-1995). Campinas: Editora da UNICAMP, 2001.
CLAVAIROLLE, F.; PEIXOTO, C. E. Envelhecimento, políticas sociais e novas tecnologias. São Paulo: FGV, 2005.
COSTA, G. A. Atividade Física, Qualidade de vida e currículo: Por uma velhice bem-sucedida. 2000. 265 fls. Doutorado (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2000.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Contagem da população 2007. IBGE 2008.
Tendências demográficas – Uma análise da população. IBGE 2007.
FARINATI, P. T. V. Envelhecimento: Promoção de saúde e exercício. Rio de Janeiro: Manole, 2008.
NERI, A. L. O que a Psicologia tem a oferecer ao estudo e à intervenção no campo do envelhecimento no Brasil, hoje. In: NERI, A. L.; YASSUDA, M S (Orgs.); CACHIONI, M.(col.);. Velhice bem-sucedida, aspectos afetivos e cognitivos. Campinas, SP: Papirus, p. 13 -27, 2004.
SHEPHARD, R. J. Envelhecimento, atividade física e saúde. Rio de Janeiro: Phorte Editora, 2003.
SIQUEIRA, M. E. C Velhice e políticas públicas. In: NERI, A. L. (Org.) Idosos no Brasil: Vivências, desafios e expectativas na terceira idade. São Paulo: Editora: Fundação Perseu Abramo, 2007.
WHITAKER, D. Envelhecimento e poder. São Paulo: Alínea, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Revista de Extensão Guará

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La Revista Guará adopta la licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), según la cual los autores conservan los derechos de autor sobre sus trabajos sometidos y publicados en la revista.
Los autores son responsables de declarar que el manuscrito enviado es original, que no ha sido publicado previamente y que no está en proceso de evaluación simultánea en otra revista. Tras la presentación, los manuscritos son sometidos a un proceso de evaluación por pares.
Al enviar el manuscrito, los autores conceden a la Revista Guará el derecho de primera publicación, manteniendo la libertad de establecer acuerdos adicionales de distribución no exclusiva de la versión publicada (por ejemplo, en repositorios institucionales, páginas personales o como parte de trabajos futuros), siempre que se reconozca adecuadamente la autoría y la publicación original en la revista.
La Revista Guará fomenta la amplia difusión de los trabajos publicados, incluyendo su disponibilidad en repositorios institucionales y otras plataformas, como forma de aumentar la visibilidad y el impacto de la producción científica.
De acuerdo con la licencia CC BY 4.0, los usuarios tienen derecho a:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato;
- Adaptar — remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier finalidad, incluso comercial.
Estos derechos son irrevocables, siempre que se respeten las siguientes condiciones:
- Atribución — se debe otorgar el crédito correspondiente a los autores, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. La atribución debe hacerse de manera razonable, sin sugerir respaldo por parte de los autores o de la revista.
La licencia no impone restricciones adicionales. No se permite aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que limiten los derechos otorgados por la licencia.