Avaliação da família de gestante com vulnerabilidade social fundamentada no Modelo Calgary
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v5i8.15694Resumo
Na família, ocorrem vários eventos que deixam marcas e afetam a dimensão psicoemocional de seus membros, destaca-se aqui a gestação, que exerce pressão sobre a família. Objetivou-se avaliar a família da gestante com vulnerabilidade social e compreender as condições de vida à luz do Modelo Calgary de Avaliação da Família. Estudo de caso, descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com duas gestantes do Projeto de Extensão Roda de Conversa com Gestantes e Crianças. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2016, utilizando-se questionário validado no referencial teórico metodológico Modelo Calgary. O genograma e ecomapa possibilitaram a compreensão da dinâmica familiar e a identificação dos principais problemas enfrentados. Concluiu-se que o conhecimento sobre a dinâmica familiar subsidia o cuidado à gestante em situação de vulnerabilidade social e a sua família, possibilitando ao enfermeiro auxiliar na identificação de fragilidades e potencialidades, estimulando e orientando a busca de formas efetivas de organização da vida.
Descritores: Gestante; Família; Enfermagem Familiar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).