O PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UM PROGRAMA DE ATENÇÃO ALCOOLISTA
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i13.21084Resumo
O alcoolismo produz alterações na saúde individual e coletiva, podendo resultar em manifestações físicas, psíquicas e sociais muito importantes, requerendo uma intervenção integral e em rede. O objetivo desse estudo é descrever o processo de trabalho da equipe de enfermagem no Programa de Atenção ao Alcoolista (PAA) do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Utilizou-se a técnica da observação direta geral (profissionais) e específica (equipe de enfermagem) e pesquisa documental (relatórios, artigos e livros), para captar a realidade assistencial do Programa. O PAA-HUCAM-UFES é um serviço ambulatorial para o tratamento do alcoolismo, com abordagem interprofissional composta por Enfermeiro, Médico e Assistente Social. No Programa é realizada a Consulta de Enfermagem (CE) com atividades educação em saúde para suprir as Necessidades Humanas Básicas (NHB) e promover o autocuidado do alcoolista, com base na Teoria de Horta e Orem. E, ao longo de mais de 30 anos de experiência, a equipe de enfermagem vem desenvolvendo o cuidado do alcoolista, buscando sua autonomia, seu protagonismo ativo e o respeito aos seus direitos de cidadão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-03-2022
Como Citar
Comper, E., Subrinho, L. Q., Portugal, F. B., & Siqueira, M. M. de. (2022). O PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UM PROGRAMA DE ATENÇÃO ALCOOLISTA. Revista Guará, 1(13), 50–59. https://doi.org/10.30712/guara.v1i13.21084
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).