O PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UM PROGRAMA DE ATENÇÃO ALCOOLISTA

Autores

  • Emilly Comper Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lucas Queiroz Subrinho Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes
  • Flávia Batista Portugal Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marluce Mechelli de Siqueira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i13.21084

Resumo

O alcoolismo produz alterações na saúde individual e coletiva, podendo resultar em manifestações físicas, psíquicas e sociais muito importantes, requerendo uma intervenção integral e em rede. O objetivo desse estudo é descrever o processo de trabalho da equipe de enfermagem no Programa de Atenção ao Alcoolista (PAA) do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Utilizou-se a técnica da observação direta geral (profissionais) e específica (equipe de enfermagem) e pesquisa documental (relatórios, artigos e livros), para captar a realidade assistencial do Programa. O PAA-HUCAM-UFES é um serviço ambulatorial para o tratamento do alcoolismo, com abordagem interprofissional composta por Enfermeiro, Médico e Assistente Social. No Programa é realizada a Consulta de Enfermagem (CE) com atividades educação em saúde para suprir as Necessidades Humanas Básicas (NHB) e promover o autocuidado do alcoolista, com base na Teoria de Horta e Orem. E, ao longo de mais de 30 anos de experiência, a equipe de enfermagem vem desenvolvendo o cuidado do alcoolista, buscando sua autonomia, seu protagonismo ativo e o respeito aos seus direitos de cidadão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilly Comper, Universidade Federal do Espírito Santo

Acadêmica de Enfermagem; Bolsista de EXT no Programa de Atenção ao Alcoolista (PAA) do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Lucas Queiroz Subrinho, Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes

Enfº do PAA-HUCAM-UFES e Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Flávia Batista Portugal, Universidade Federal do Espírito Santo

Profª Adjunta do Deptº de Enfermagem (DENF), Programas de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) e em Saúde Coletiva (PPGSC) da UFES e Coordenadora do PAA-HUCAM-UFES.

Marluce Mechelli de Siqueira, Universidade Federal do Espírito Santo

Profª Titular do DENF, PPGENF, PPGSC da UFES e Coordenadora Adjunta do PAA-HUCAM-UFES.

Downloads

Publicado

11-03-2022

Como Citar

Comper, E., Subrinho, L. Q., Portugal, F. B., & Siqueira, M. M. de. (2022). O PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UM PROGRAMA DE ATENÇÃO ALCOOLISTA. Revista Guará, 1(13), 50–59. https://doi.org/10.30712/guara.v1i13.21084

Edição

Seção

Artigos