A RELAÇÃO ENTRE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE GUARANIAÇU - PR
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i13.26087Resumo
Este trabalho teve como objetivo verificar como ocorreu a ligação entre a alimentação escolar e a agricultura familiar (AF) no município de Guaraniaçu, após a sanção da lei nº11.947/2009. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo estudo de caso, realizada em duas escolas do município, uma localizada na cidade e a outra localizada na zona rural. A pesquisa envolveu consultas bibliográficas e pesquisa de campo, com aplicação de questionários e entrevistas com pessoas relacionadas com a agricultura familiar e com a alimentação escolar no município. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo na modalidade temática de Minayo (2007), resultando em três categorias finais. Considera-se a relevância do cooperativismo para a agricultura familiar no município estudado, que garantiu renda e trabalho para os produtores familiares. A inserção de produtos da AF foi importante para a melhoria da qualidade da alimentação das crianças, devido às características destes produtos serem naturais, frescos, minimamente processados e que respeitam a regionalidade do município. Por fim, considera-se que a escola é um espaço propício para a formação de hábitos alimentares saudáveis nas crianças, uma vez que elas passam boa parte do seu dia na escola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-03-2022
Como Citar
Cassol, B., & Nogueira, F. M. G. (2022). A RELAÇÃO ENTRE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE GUARANIAÇU - PR. Revista Guará, 1(13), 9–23. https://doi.org/10.30712/guara.v1i13.26087
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).