A Relação entre alimentação escolar e agricultura familiar no município de Guaraniaçu - PR

Autores

  • Bruna Cassol Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Francis Mary Guimarães Nogueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i13.26087

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Alimentação escolar, PNAE

Resumo

Este trabalho teve como objetivo verificar como ocorreu a ligação entre a alimentação escolar e a agricultura familiar (AF) no município de Guaraniaçu, após a sanção da lei nº11.947/2009. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo estudo de caso, realizada em duas escolas do município, uma localizada na cidade e a outra localizada na zona rural. A pesquisa envolveu consultas bibliográficas e pesquisa de campo, com aplicação de questionários e entrevistas com pessoas relacionadas com a agricultura familiar e com a alimentação escolar no município. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo na modalidade temática de Minayo (2007), resultando em três categorias finais. Considera-se a relevância do cooperativismo para a agricultura familiar no município estudado, que garantiu renda e trabalho para os produtores familiares. A inserção de produtos da AF foi importante para a melhoria da qualidade da alimentação das crianças, devido às características destes produtos serem naturais, frescos, minimamente processados e que respeitam a regionalidade do município. Por fim, considera-se que a escola é um espaço propício para a formação de hábitos alimentares saudáveis nas crianças, uma vez que elas passam boa parte do seu dia na escola.

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Biografia do Autor

  • Bruna Cassol, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    -

  • Francis Mary Guimarães Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    -

Referências

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Publicado

11-03-2022

Edição

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Artigos

Como Citar

CASSOL, Bruna; MARY GUIMARÃES NOGUEIRA, Francis. A Relação entre alimentação escolar e agricultura familiar no município de Guaraniaçu - PR. Revista Guará, [S. l.], v. 1, n. 13, p. 9–23, 2022. DOI: 10.30712/guara.v1i13.26087. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/26087. Acesso em: 12 dez. 2025.

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