Departamento de ciências humanas, campus III UNEB: Um território de identidades
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i15.23755Palavras-chave:
UNEB; CAMPUS III; território de identidade; educação contextualizada.Resumo
O presente artigo busca descortinar as propostas de consolidação das ações pautadas nos preceitos da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) através de ações de fomento desenvolvidas pelo Departamento de Ciências Humanas, Campus III, da Universidade do Estado da Bahia, que instigam a transgressão epistemológica capaz de suscitar mudanças para a construção de novos saberes baseados na política de convivência, cultura e diversidade dos sujeitos sociais do Semiárido Brasileiro. Descreve a força da representatividade dos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na trajetória formativa, acadêmica e profissional dos futuros docentes, oportunizando a atuação efetiva frente aos processos científicos e educacionais enquanto campos de referência e preparação na atuação profissional. Desvela as ações do Projeto de Extensão Reflexão dos Referencias Teóricos Práticos da Educação Contextualizada que atua de forma inter-multi e transdisciplinar e contextualizada no sentido de fortalecer as ações da ECSAB no âmbito do território do Sertão do São Francisco. Traz como discussões reflexivas concepções acerca de um território de identidade e sua inserção no contexto social como fonte de significados simbólicos culturais construídos coletivamente, espaço em que, a perspectiva da contextualização dos saberes e conhecimentos é o ponto de partida das abordagens do projeto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-04-2023
Como Citar
Santos, E. P. dos, & dos Santos Reis, E. (2023). Departamento de ciências humanas, campus III UNEB: Um território de identidades. Revista Guará, 1(15). https://doi.org/10.30712/guara.v1i15.23755
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).