AÇÕES DE EXTENSÃO PARA GESTÃO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE EM POMBAL-PB
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v6i10.19029Resumo
O objetivo deste trabalho foi construir uma base documental para elaborar um zoneamento ambiental participativo com foco no uso e ocupação do solo no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar/Universidade Federal de Campina Grande, campus de Pombal-PB. Para isto, foram aplicados 372 questionários destinados à comunidade acadêmica e desenvolvido um diagnóstico de uso e ocupação atual do solo nas áreas do CCTA/UFCG e da Fazenda Experimental. Em sequência, construíram-se dois mapas temáticos e foram realizadas ações de extensão: palestra, elaboração e distribuições de folders e cartilhas referentes ao tema uso e ocupação do solo para a comunidade acadêmica. Os resultados obtidos indicaram a necessidade de introdução e ampliação da temática “Uso e Ocupação do Solo” na área de estudo, pois a grande maioria dos atores da comunidade acadêmica do CCTA/UFCG não tem o devido conhecimento sobre o tema. Sendo assim, colocá-lo em pauta é um importante passo para mudar esta concepção, além de tornar a área de estudo uma referência no planejamento ambiental do uso e ocupação do solo, tanto para implantação ou ampliação de outras instituições de ensino e pesquisa, quanto para a sociedade em geral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).