Análise das métricas da divulgação cientifica sobre invertebrados marinhos no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.30712/b8asd791Palavras-chave:
Divulgação Científica, ecologia marinha, Instagram, EducaçãoResumo
Devido à fácil acessibilidade do público de diferentes faixas etárias, as redes sociais virtuais são excelentes alternativas para tornar a ciência de domínio público. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é divulgar conteúdo cientifico sobre invertebrados marinhos através do perfil @nubem_ufes no Instagram e analisar as métricas fornecidas pela rede social. Ao longo de
um ano, houve um aumento de 68,5% no número de seguidores e foram criados e postados conteúdos semanalmente. A postagem de maior alcance foi visualizada por 9.425 pessoas, mesmo com apenas 538 seguidores na época, demonstrando um acesso de 17,5 vezes o número de seguidores do perfil. Publicações no formato de reels ou vídeos foram mais acessados do que imagens estáticas, principalmente quando havia participação de algum membro da equipe. Pode-se também observar que as publicações alcançaram um público além daqueles da área voltado do perfil, apesar da maioria dos entrevistados ser da área ambiental. Assim, por ser uma plataforma de fácil acesso por todas as faixas etárias, localizações e por abranger pessoas de diversas áreas, acadêmicas ou não, concluímos que o Instagram se mostrou eficiente em atingir um público diverso.
Downloads
Referências
ALBAGLI, S. Divulgação científica: Informação científica para cidadania. Ciência da Informação, v. 25, n. 3, 1996. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639. Acessado em: 22 de abril de 2024.
BESSA, E. O que é divulgação científica? In: ARNT, Ana de Medeiros; FRANÇA, Cecília; BESSA, Eduardo. Divulgação científica e redação para professores. Ed. Ideias, 2015.
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O CNPq e a Divulgação Científica. 2021. Disponivel em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/popularizacao-da-ciencia/o-cnpq-e-a-divulgacao-cientifica. Acessado em: 20 de abril de 2024.
COSTA, F. Uso do Instagram como ferramenta de estudo: análise de um perfil da área biológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Research, Society and Development. v. 8, n. 10, p. 01-13, 2019.
D’ANGELO, P. Pesquisa sobre o Instagram no Brasil: dados de comportamento dos usuários, hábitos e preferências no uso do Instagram. 2024. Disponível em: https://blog.opinionbox.com/pesquisa-instagram/. Acessado em: 22 de abril de 2024.
DA SILVA, T., DA SILVA, S. M. R.; DE CASTRO, C. S. S. 2021. Divulgação científica no Instagram: instrumento de sensibilização para preservação de espécies de primatas do litoral norte da paraíba. Educação Ambiental em Ação 19 (74). Disponível em: http://
www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4106 Acessado em: 2 de maio de 2024.
DE OLIVEIRA, A. H. V. Atualizando a comunicação em saúde: A experiência na infectologia de uma página de divulgação científica nas redes sociais. The Brazilian journal of infectious diseases 27, 2023.
DIXON, S. Number of monthly active Instagram users 2013-2021. 2023 Disponível em: https://www.statista.com/statistics/253577/number-of-monthly-active-instagram-users/. Acesso em: 27 de abril de 2024.
FRANCISCO JUNIOR, W. E., SANTOS, M. K. S. Ciência no mundo digital: o que nos diz o Instagram? Ciência & Educação, v. 30, 2024. https://doi.org/10.1590/1516-731320240002.
RODRIGUES, P; AMORIM-NETO, D. P. Divulgação científica através do Instagram: uma ação extensionista desenvolvida no Instituto Federal do Rondônia. Revista Em Extensão. Uberlândia, v. 21. n. 2, p. 151-162. 2023.
SILVA NETO, J. C. A importância da divulgação científica no contexto da inclusão social. VIII World Congress on Communication and Arts. Salvador, p. 65-69, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Guará

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).