Alterações do Sistema Imunológico na Doença de Alzheimer: uma revisão integrativa
Immune System Disorders in Alzheimer's Disease: an integrative review
DOI:
https://doi.org/10.47456/hb.v3i2.37904Palabras clave:
Doença de Alzheimer, Resposta Imune, NeuroinflamaçãoResumen
A doença de Alzheimer (DA) é caracterizada pelo acúmulo de placas amiloides e dos emaranhados neurofibrilares, e está evidentemente relacionada a eventos autoimunes e inflamatórios, indicando que a desregulação do sistema imunológico é um fator patológico primordial. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo abordar as alterações do sistema imunológico na DA por meio de uma revisão integrativa. Para tanto, a revisão foi realizada utilizando as bases de dados bibliográficas Scielo, PubMed e Wiley Online Library a partir dos seguintes termos: doença de Alzheimer, resposta imune e neuroinflamação, nos idiomas inglês, português e espanhol. Os artigos foram selecionados em três fases (leitura de títulos, resumos e artigos na integra), seguindo os critérios de inclusão e exclusão. Após a aplicação dos critérios de seleção, oito estudos compuseram a revisão integrativa. Os estudos demonstram o predomínio de citocinas e células imunes no processo inflamatório da DA. Os resultados apresentam diferentes respostas na relação entre a DA e as alterações do sistema imune. Sendo assim, essas respostas induzem um processo cíclico em que células da imunidade inata como a micróglia e os astrócitos liberam moléculas pró-inflamatórias como citocinas e neurotoxinas, criando um estado inflamatório crônico, contribuindo para a disfunção e morte neuronal com consequente progressão da DA. Logo, um conhecimento detalhado dos processos neuroimunes é essencial para uma melhor compreensão do sistema imunológico e consequente entendimento sobre a DA, sendo fundamental para o estabelecimento de possíveis medidas de prevenção e controle.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Todas las obras publicadas en la Revista Brasileña de Ingeniería de Producción (BJPE) están bajo la licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esto significa que:
Cualquier persona puede copiar, distribuir, exhibir, adaptar, remezclar e incluso utilizar comercialmente el contenido publicado en la revista;
Siempre que se reconozca debidamente a los autores y a BJPE como fuente original;
No se requiere permiso adicional para la reutilización, siempre que se respeten los términos de la licencia.
Esta política cumple con los principios de acceso abierto, promoviendo la amplia difusión del conocimiento científico.
🔗 Haga clic aquí para acceder a la licencia completa.