O que há por trás da força, sensibilidade e precisão da mão humana?
What lies behind the strength, sensitivity, and precision of the human hand?
DOI:
https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47048Palabras clave:
ensino investigativo, educação básica, tecidos biológicosResumen
O ensino de Biologia é frequentemente considerado como desafiador para os alunos, devido à complexidade dos termos científicos e à dificuldade de representação visual de estruturas e processos. Além disso, o ensino centrado na figura do professor, contribui para as fragilidades na prática docente. Trabalhar esse conteúdo de forma investigativa proporciona ao aluno uma compreensão mais contextualizada e, portanto, significativa. O presente relato objetivou descrever as ações e impressões docentes de uma atividade investigativa na qual os estudantes foram convidados à identificar os tecidos que compõem a mão, investigar a integração entre eles, bem como compreender contribuição de cada um para as diferentes características da mão humana. Foram utilizadas cinco aulas de cinquenta minutos cada, onde os estudantes foram divididos em três grupos e realizaram as seguintes atividades: levantamento de hipóteses a partir de uma pergunta norteadora – que deu título ao relato –, formulação de perguntas para entrevista com uma profissional da saúde, comparação de dados e apresentação dos resultados obtidos. Apesar de algumas dificuldades, como a novidade da atividade investigativa, a dificuldade de concentração e construção de pensamento próprio, os estudantes concluíram que a força das mãos é influenciada por diversos fatores, como anatomia, fisiologia e o sistema nervoso: os músculos, tendões e ligamentos que compõem as mãos, o sistema nervoso que controla os movimentos, o tamanho e composição muscular, o treinamento e prática de atividades que envolvem o uso das mãos, a genética e a saúde geral do indivíduo.
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