O que há por trás da força, sensibilidade e precisão da mão humana?

What lies behind the strength, sensitivity, and precision of the human hand?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47048

Palavras-chave:

ensino investigativo, educação básica, tecidos biológicos

Resumo

O ensino de Biologia é frequentemente considerado como desafiador para os alunos, devido à complexidade dos termos científicos e à dificuldade de representação visual de estruturas e processos. Além disso, o ensino centrado na figura do professor, contribui para as fragilidades na prática docente. Trabalhar esse conteúdo de forma investigativa proporciona ao aluno uma compreensão mais contextualizada e, portanto, significativa. O presente relato objetivou descrever as ações e impressões docentes de uma atividade investigativa na qual os estudantes foram convidados à identificar os tecidos que compõem a mão, investigar a integração entre eles, bem como compreender contribuição de cada um para as diferentes características da mão humana. Foram utilizadas cinco aulas de cinquenta minutos cada, onde os estudantes foram divididos em três grupos e realizaram as seguintes atividades: levantamento de hipóteses a partir de uma pergunta norteadora – que deu título ao relato –, formulação de perguntas para entrevista com uma profissional da saúde, comparação de dados e apresentação dos resultados obtidos. Apesar de algumas dificuldades, como a novidade da atividade investigativa, a dificuldade de concentração e construção de pensamento próprio, os estudantes concluíram que a força das mãos é influenciada por diversos fatores, como anatomia, fisiologia e o sistema nervoso: os músculos, tendões e ligamentos que compõem as mãos, o sistema nervoso que controla os movimentos, o tamanho e composição muscular, o treinamento e prática de atividades que envolvem o uso das mãos, a genética e a saúde geral do indivíduo.

Biografia do Autor

  • Maraiza de Souza Salomão Cibien, Profbio/Ceunes/Ufes

    Licenciada em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Luterana do Brasil (2011); Especialista em GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia (2012). De 2012 a 2016 atuou como professora da Secretaria Estadual de Educação (SEDU), da disciplina de Biologia e como coordenadora do Ensino Médio Integrado - Habilitação em Meio Ambiente, na EEEFM Vera CRUZ até o ano de 2016 no Município de São Gabriel da Palha - ES. De 2018 a 2019 atuou como professora de Ciências e Biologia nas escolas EEEFM "ILDA FERREIRA DA FONSECA MARTINS" e EEEFM "VERA CRUZ" em São Gabriel da Palha - ES. De 2020 a 2021 atuou como professora de Ciências, Biologia, Projeto de Vida e Eletiva na EEEFM "VERA CRUZ" em São Gabriel da Palha - ES. De 2022 a 2024 atuando como Professora Coordenadora da Área de Ciências da Natureza e Matemática. Atualmente cursando o Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO - Turma 2024/01, tendo como orientadora Karina Carvalho Mancini.

  • Karina Carvalho Mancini, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas

    Possui graduação - Bacharelado e Licenciatura - em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado (2003) e pós-doutorado (2007) em Biologia Celular e Estrutural pela mesma universidade. Professora Titular na Universidade Federal do Espírito Santo, em São Mateus. Tem experiência na área de Morfologia (estrutura, ultraestrutura e citoquímica), com ênfase na morfologia espermática de invertebrados, principalmente insetos. Atualmente trabalha com Ensino de Ciências e Biologia, principalmente relacionado a produção de materiais didáticos para as áreas de Biologia Celular e Tecidual. Foi coordenadora do PIBID/Ciências Biológicas/CEUNES de 2012 a 2017. Na pós-graduação, atuou como docente permanente nos programas de Biodiversidade Tropical (PPGBT/UFES) de 2010 a 2021 e Ensino na Educação Básica (PPGEEB/UFES) de 2013 a 2024. Desde 2017 é docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO/UFES). Foi Coordenadora Adjunta do PROFBIO/CEUNES em 2017, Coordenadora do mesmo Programa de 2018 a 2022 e desde 2022 é novamente Coordenadora Adjunta.

Referências

1. AUSUBEL DP. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982, 112p.

2. CALADO AM. História do Ensino de Histologia. HCE: construindo interfaces 20: 455-466, 2019.

3. CALAIS- GERMAN B. Anatomia para o movimento: Introdução à análise das técnicas corporais, 1.ed., São Paulo: Manole, 2010, 304p.

4. CARVALHO AMP, OLIVEIRA CMA, SCARPA DL, SASSERON LH, SEDANO L, SILVA MB, CAPECCHI MCVM, ABIB MLVS, BRICCIA V. Ensino de Ciências por Investigação: condições para a implementação em sala de aula, 1.ed., São Paulo: Cengage Learning, 2013, 164p.

5. ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo. PAEBES, 2023. Disponível em: https://avaliacaoemonitoramentoespiritosanto.caeddigital.net/#!/resultados. Acesso em 20 de junho de 2025.

6. HOFSTEIN A, LUNETTA VN. O laboratório na educação científica: Fundamentos para o século XXI. Educ Ciênc 88(1): 28-54, 2004.

7. GARTNER LP, LEE LMJ. Gartner & Hiatt Histologia: Texto e Atlas. Guanabara Koogan, 8.ed., 1997. 1670p.

8. MUNFORD D, LIMA MECC. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Rev. Ensaio 9(1): 89-111, 2007.

9. OLIVEIRA LBO, RHEINGANTZ MGT, MINELLO LF, RODRIGUES RF. Histologia dos Tecidos: guia prático. Pelotas: M. G. T. Rheingantz, 2019, 169p.

10. RIBEIRO LCV. Testando novas metodologias de aprendizagem para o ensino de embriologia humana: relato de experiência e percepção dos discentes. Rev. Docência Ens. Sup 8(1): 151-165,2018.

11. PALASTANGA N, FIELD D, SOAMES R. Anatomia e movimento humano. estrutura e função., 3.ed., São Paulo: Manole, 2000, 765p.

12. ZOMPERO AF, LABURÚ CE. Atividades investigativas para as aulas de ciências: um diálogo com a teoria da aprendizagem significativa, 1.ed., Curitiba: Appris, 2016, 141p.

13. ZUIN VG, ZUIN AAS. O celular na escola e o fim pedagógico. Educ. Soc 39(143): 419-435, 2018.

Downloads

Publicado

26-10-2025

Como Citar

O que há por trás da força, sensibilidade e precisão da mão humana? What lies behind the strength, sensitivity, and precision of the human hand?. (2025). Health and Biosciences, 6(3), 92-104. https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47048

Artigos Semelhantes

11-20 de 43

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.