Atividades Experimentais: divulgando ciências para estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
O evento “Aprender Experimentando Júnior” teve como objetivo realizar divulgação científica e apresentar atividades com diferentes experimentos relacionados aos conteúdos de Ciências Exatas na Educação Básica, bem como mostrar a importância da interação entre comunidade e universidade, buscando agregar conhecimento tanto para a sala de aula quanto para a Academia. Desenvolve-se desde 2006, na Universidade do Vale do Taquari - Univates, localizada em Lajeado, RS, uma atividade intitulada “Aprender Experimentando”. Esta é uma das ações desenvolvida pelo grupo de pesquisa “Tendências no Ensino”, que envolve professores, doutorandos, voluntários e bolsistas. Até o ano de 2015, os participantes eram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, e a partir de 2016, focou-se nos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, passando a denominá-la de “Aprender Experimentando Júnior”. Neste artigo, iremos relatar a experiência vivenciada no ano de 2017, com a participação de alunos de diferentes escolas, num período de 3 dias, nos turnos da manhã e tarde, no mês de outubro. Os resultados apontam que os participantes estiveram bastante envolvidos nas atividades, seja ao manipular os materiais, ao observar a orientação ou explicação do voluntário sobre o experimento, ao questionar ou esclarecer dúvidas dos mesmos. Da mesma forma, percebeu-se que os bolsistas e voluntários tiveram a oportunidade de conviver com acadêmicos de diferentes cursos e com as crianças, de desafiar-se a atuar como professor, de conhecer outras realidades além daquela da sua graduação. Ainda, os professores das escolas possibilitaram a estes alunos conhecerem outros espaços de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.