Atividades Experimentais: divulgando ciências para estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Bárbara do Couto Pretto Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Robson Luiz Dal Ponte Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Adriana Belmonte Bergmann Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Miriam Ines Marchi Universidade do Vale do Taquari - Univates http://orcid.org/0000-0003-2546-7072
  • Marli Teresinha Quartieri Doutora em Educação (2012) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - RS. Atualmente é docente da Universidade do Vale do Taquari, atuando nos cursos de graduação e no Mestrado em Ensino e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas.

Resumo

O evento “Aprender Experimentando Júnior” teve como objetivo realizar divulgação científica e apresentar atividades com diferentes experimentos relacionados aos conteúdos de Ciências Exatas na Educação Básica, bem como mostrar a importância da interação entre comunidade e universidade, buscando agregar conhecimento tanto para a sala de aula quanto para a Academia. Desenvolve-se desde 2006, na Universidade do Vale do Taquari - Univates, localizada em Lajeado, RS, uma atividade intitulada “Aprender Experimentando”. Esta é uma das ações desenvolvida pelo grupo de pesquisa “Tendências no Ensino”, que envolve professores, doutorandos, voluntários e bolsistas. Até o ano de 2015, os participantes eram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, e a partir de 2016, focou-se nos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, passando a denominá-la de “Aprender Experimentando Júnior”. Neste artigo, iremos relatar a experiência vivenciada no ano de 2017, com a participação de alunos de diferentes escolas, num período de 3 dias, nos turnos da manhã e tarde, no mês de outubro. Os resultados apontam que os participantes estiveram bastante envolvidos nas atividades, seja ao manipular os materiais, ao observar a orientação ou explicação do voluntário sobre o experimento, ao questionar ou esclarecer dúvidas dos mesmos. Da mesma forma, percebeu-se que os bolsistas e voluntários tiveram a oportunidade de conviver com acadêmicos de diferentes cursos e com as crianças, de desafiar-se a atuar como professor, de conhecer outras realidades além daquela da sua graduação. Ainda, os professores das escolas possibilitaram a estes alunos conhecerem outros espaços de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara do Couto Pretto, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Bolsista de Iniciação Científica da Univates, com Graduação em andamento em Arquitetura e Urbanismo. Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Brasil. 

Robson Luiz Dal Ponte, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Bolsista de Iniciação Científica da Univates, com Graduação em andamento em Engenharia de Controle e Automação. Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES,  Brasil.

Adriana Belmonte Bergmann, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutoranda do Mestrado em Ensino da Univates. Professora do Ensino básico e docente da graduação da Universidade do Vale do Taquari.

Miriam Ines Marchi, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Química (2003) pela Universidade Federal de Santa Maria - RS. Atualmente é docente da Universidade do Vale do Taquari, atuando nos cursos de graduação e no Mestrado em Ensino e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas. 

Downloads

Publicado

09-06-2018

Edição

Seção

Relatos de experiência