Saberes e Práticas Educacionais Inclusivas

Autores

  • Elizete Costa dos Santos Oliveira Centro Universitário Norte do Espirito Santo - CEUNES/UFES

Resumo

 

Resumo: O enfoque deste trabalho está voltado para a prática pedagógica desenvolvida pelos professores nas salas de aula de ensino comum, práticas que impulsionam a inclusão. Ganha ênfase o saber-fazer docente e o reconhecimento de que o principal mediador da aprendizagem é o professor. Tem por objetivo analisar como acontece o processor de escolarização e identificar os desafios e as possibilidades para a inclusão dos alunos com deficiência nas escolas de ensino comum. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo etnográfica, tendo como instrumento de coleta de dados os relatos de experiências, cuja a análise de conteúdo deu-se a partir dos relatos das práticas das professoras com os alunos com deficiência. O quadro de sujeitos participantes da pesquisa se constituiu de 09(nove) professoras que lecionam para alunos com deficiência em 06 (seis) escolas da rede pública municipal de Teixeira de Freitas – Bahia. Os resultados mostram que o processo de inclusão foi impulsionado por meios da prática e mediação desenvolvida pelas professoras no contexto escolar.

Palavras-chave: Práticas Inclusivas. Relatos de Experiências. Mediação e Aprendizagem.

 

 


[1] Este artigo relembra os relatos de experiências docentes apresentados na Dissertação de Mestrado intitulada “Saberes e Práticas no Processo de Inclusão Escolar no Município de Teixeira de Freitas, BA”, defendida e aprovada, em 08 de março de 2016, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), São Mateus, Universidade Federal do Espírito Santo. 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizete Costa dos Santos Oliveira, Centro Universitário Norte do Espirito Santo - CEUNES/UFES

Pedagoga, Psicopedagoga Clinica e Institucional e Mestra em Ensino na Educação Básica CEUNES/UFES.

Referências

Referências
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002.
GONÇALVES, A. F. S. As políticas públicas e a formação continuada de professores na implementação da inclusão escolar no município de Cariacica. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008a.
GONÇALVES, A. F. S. Inclusão escolar, mediação, aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural. Vitória: G M Gráfica e Editora, 2008b.
JESUS, D. M. Inclusão escolar, formação continuada e pesquisa-ação. In: BAPTISTA, Claudio Roberto. (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006. p.95 -106.
MACHADO, E. V. Desenvolvimento da criança e políticas públicas de inclusão. In: MACHADO, E. V. et al. Orientação e Mobilidade: conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual. Brasília: MEC, SEESP, 2003. p. 22 - 37.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar – O quê é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Summus, 2015.
MANTOAN, M. T. E.; SANTOS, M. T. T. Atendimento Educacional Especializado: políticas públicas e gestão nos municípios. São Paulo: Moderna, 2010.
OLIVEIRA, M. K. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
PADILHA, A. M. L. Práticas Pedagógicas na Educação Especial: a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental. 4. ed. São Paulo: Autores Associados, 2007.
PIMENTEL, S. C. Formação de professores para inclusão: saberes necessários e percursos formativos. In: MIRANDA, T. G. ; GALVÂO FILHO, T. A.(Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 139 -155.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
SOBRINHO, R. C. A relação família e escola a partir da processualidade de um fórum de famílias de alunos com deficiência: contribuições de Norbet Elias. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
VASQUES, C. K. ; BAPTISTA, C. R. A educação de sujeitos com transtornos globais do desenvolvimento: traços e circunstâncias. In: BAPTISTA, C. R. (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006. p.155 - 164.
VASQUES, C. K. Construções em torno de um vazio: uma leitura sobre o diagnóstico e seus “modos de usar” na escolarização de sujeitos com autismo e psicose infantil. In: BAPTISTA, C. R.; JESUS, D. M. (Org.). Conhecimentos e margens: ação pedagógica e pesquisa em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 2009. p. 11 - 26.
VASQUES, C. K. Um Coelho Branco Sobre a Neve: Estudo Sobre a Escolarização de Crianças com Psicose Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
______. Imaginação e criatividade na infância. 1. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

Downloads

Publicado

30-11-2018

Edição

Seção

Artigos