Saberes e Práticas Educacionais Inclusivas
Résumé
Resumo: O enfoque deste trabalho está voltado para a prática pedagógica desenvolvida pelos professores nas salas de aula de ensino comum, práticas que impulsionam a inclusão. Ganha ênfase o saber-fazer docente e o reconhecimento de que o principal mediador da aprendizagem é o professor. Tem por objetivo analisar como acontece o processor de escolarização e identificar os desafios e as possibilidades para a inclusão dos alunos com deficiência nas escolas de ensino comum. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo etnográfica, tendo como instrumento de coleta de dados os relatos de experiências, cuja a análise de conteúdo deu-se a partir dos relatos das práticas das professoras com os alunos com deficiência. O quadro de sujeitos participantes da pesquisa se constituiu de 09(nove) professoras que lecionam para alunos com deficiência em 06 (seis) escolas da rede pública municipal de Teixeira de Freitas – Bahia. Os resultados mostram que o processo de inclusão foi impulsionado por meios da prática e mediação desenvolvida pelas professoras no contexto escolar.
Palavras-chave: Práticas Inclusivas. Relatos de Experiências. Mediação e Aprendizagem.
[1] Este artigo relembra os relatos de experiências docentes apresentados na Dissertação de Mestrado intitulada “Saberes e Práticas no Processo de Inclusão Escolar no Município de Teixeira de Freitas, BA”, defendida e aprovada, em 08 de março de 2016, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), São Mateus, Universidade Federal do Espírito Santo.
Téléchargements
Références
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002.
GONÇALVES, A. F. S. As políticas públicas e a formação continuada de professores na implementação da inclusão escolar no município de Cariacica. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008a.
GONÇALVES, A. F. S. Inclusão escolar, mediação, aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural. Vitória: G M Gráfica e Editora, 2008b.
JESUS, D. M. Inclusão escolar, formação continuada e pesquisa-ação. In: BAPTISTA, Claudio Roberto. (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006. p.95 -106.
MACHADO, E. V. Desenvolvimento da criança e políticas públicas de inclusão. In: MACHADO, E. V. et al. Orientação e Mobilidade: conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual. Brasília: MEC, SEESP, 2003. p. 22 - 37.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar – O quê é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Summus, 2015.
MANTOAN, M. T. E.; SANTOS, M. T. T. Atendimento Educacional Especializado: políticas públicas e gestão nos municípios. São Paulo: Moderna, 2010.
OLIVEIRA, M. K. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
PADILHA, A. M. L. Práticas Pedagógicas na Educação Especial: a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental. 4. ed. São Paulo: Autores Associados, 2007.
PIMENTEL, S. C. Formação de professores para inclusão: saberes necessários e percursos formativos. In: MIRANDA, T. G. ; GALVÂO FILHO, T. A.(Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 139 -155.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
SOBRINHO, R. C. A relação família e escola a partir da processualidade de um fórum de famílias de alunos com deficiência: contribuições de Norbet Elias. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
VASQUES, C. K. ; BAPTISTA, C. R. A educação de sujeitos com transtornos globais do desenvolvimento: traços e circunstâncias. In: BAPTISTA, C. R. (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006. p.155 - 164.
VASQUES, C. K. Construções em torno de um vazio: uma leitura sobre o diagnóstico e seus “modos de usar” na escolarização de sujeitos com autismo e psicose infantil. In: BAPTISTA, C. R.; JESUS, D. M. (Org.). Conhecimentos e margens: ação pedagógica e pesquisa em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 2009. p. 11 - 26.
VASQUES, C. K. Um Coelho Branco Sobre a Neve: Estudo Sobre a Escolarização de Crianças com Psicose Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
______. Imaginação e criatividade na infância. 1. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.