Atividades práticas nas aulas de ciências nos anos iniciais: caminhos para a aprendizagem significativa e para a alfabetização científica
Resumo
O presente trabalho versa sobre uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública do município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, acerca do ensino e da aprendizagem de Ciências, com alunos do 5o ano de escolaridade, em que um laboratório portátil, desenvolvido pela professora como produto de seu curso de Mestrado, contendo material de baixo custo, é introduzido nas aulas. No desenvolvimento do trabalho foi realizado o levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre os temas a serem abordados e perguntas focais acerca dos temas. Em seguida, os estudantes elaboraram mapas conceituais a respeito. Na etapa seguinte foram utilizados vídeos com os conteúdos a serem aprendidos e o professor fez uma breve exposição teórica dos temas. Após estas etapas os estudantes construíam modelos didáticos e/ou faziam experimentos dos conteúdos trabalhados. Novos mapas conceituais, colaborativos, foram então realizados, com o objetivo de verificar a importância das atividades práticas na aprendizagem significativa dos temas abordados. Ainda durante o trabalho com os alunos, sempre que possível, as etapas do Método Científico foram evidenciadas. Durante toda a pesquisa foi enfatizado para os estudantes que as Ciências são uma construção do homem para a compreensão de mundo.
Downloads
Referências
AUSUBEL, David Paul. Educational Psychology: A Cognite View. New York, Holt, Rinehartand Winston, 1968.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica. Del saber sabio al saber enseñado. Argentina. Aique (Psicología cognitiva y educación), 1998.
CHASSOT, Áttico I. Alfabetização Científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS/Programa de Pós Graduação em Educação. Revista Brasileira de Educação. n. 22. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf. Acesso em: 10. Mai 2014.
COQUIDÉ, M. Um olhar sobre a experimentação na escola primária francesa. Ensaio, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 1-18, 2008.
DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J. A. PERNAMBUCO M.M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2011.
_________________. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 6ª ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2014.
ELIA, Marcos da Fonseca; SAMPAIO, Fábio Ferrentini. Plataforma Interativa para Internet (PII): Uma proposta de Pesquisa-Ação a Distância para Professores, Anais SBIE 2001 - XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 102-109, 2001. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/130. Acesso em: 26. set. 2015.
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI. Secretaria Municipal de Educação. Rede Municipal de Ensino de Niterói. Referenciais Curriculares para a Rede Municipal de Ensino de Niterói: Ensino Fundamental. Uma Construção Coletiva. Niterói, 2010.
HODSON, D. Experiments in science teaching. Educational Philosophy and Theory, v. 20, n.2, p.53-66, 1988.
HOFFMANN, Jussara; O cenário da avaliação no ensino de Ciências, História e Geografia. In: Silva, J.F; HOFFMANN, J; ESTEBAN, M.T.(org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. 5.ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.
HOFFMANN, Jussara; JANSSEN, Felipe da Silva; ESTEBAN, Maria Teresa (Org.) Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. 6.ed. Porto Alegre: Mediação, 2008.
KRASILCHIK, Myriam; MARANDINO, Martha. Ensino de Ciências e Cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.
KRASILCHIK, Myriam. Reformas e Realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, 14 (1), 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/980pdf. Acesso em 15 ago. 2014.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. A Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Revista (online). Pesquisa em Educação em Ciências. v.03, n. 1, jun .2001. Disponível em: http://www.file://C:/Users/xxx/Dowloads/leonir.pdf. Acesso em 12. Mai. 2014.
MOREIRA, Marco Antonio & OSTERMANN, Fernanda. Sobre o Ensino do Método Científico. Caderno Catarinense de Ensino de Física. Florianópolis. Vol. 10(2), (ago. 1993), p. 108-117. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/85011/000220127.pdf?sequence=1. Acesso em: 20. jan. 2016.
MOREIRA, Marco Antonio. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. São Paulo: Centauro, 2010.
MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie F. S. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.
NOVAK, Joseph D. & GOWIN D. Bob. Aprendendo a aprender. Lisboa: Plátano, 1996.
SASSERON, Lucia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências – V.16(1), pp. 59-77. 2011. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID254/v16_n1_a2011.pdf. Acesso em 23. out. 2013.
SASSERON, Lucia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência & Educação. Vol.17 (1), pp. 97-114. Bauru, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v17n1/07.pdf. Acesso em: 24 out. 2013.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim et al. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 17ª. ed. – São Paulo: Cortez, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.