A Jaqueira do Muquém
Resumo
O encontro entre estudantes universitários e os quilombolas de uma comunidade no interior do estado de Alagoas inscreve o foco do artigo. Por meio de uma descrição etnográfica destaca-se uma situação intercultural de ensino-aprendizagem em que a produção simbólica de saberes quilombolas atravessa as cenas de conversação entre grupos culturalmente diferenciados e expõem o pluralismo de afetos, práticas e conhecimentos construídos no cotidiano da vida comunitária. As análises do texto recorrem a aproximações das antropologias culturais de Victor Turner e Rodolfo Kusch acerca dos rituais de pertença circunscritos nas relações entre natureza e cultura presentes em povos africanos e latino-americanos. O cotidiano local revela-se como dimensão de múltiplas formas de tornar-se quilombola no presente.Downloads
Referências
COUTO, B. R. O Direito Social e a Assistência Social na Sociedade Brasileira: uma equação possível? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
IAMAMOTO, M.V. “Apresentação”. In: MENEZES, M. T. Em busca da teoria: Políticas de assistência pública. São Paulo, Cortez, 1993a.
______. A questão social no capitalismo. Temporalis, Brasília, n. 3, 2001.
MARX, Karl. A ideologia alemã. 9º ed. São Paulo: Hucitec, 1993.
______. O Manifesto do Partido Comunista. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
NETTO, J. P. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2007.
RAICHELLIS, R. Esfera pública e conselhos de assistência social: Caminhos da construção democrática. São Paulo: Cortez, 1998.
YASBEK, M. C. “Globalização, precarização das relações de trabalho e seguridade social”. Cadernos Abong, s/1., n. 30, nov. 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.