Educação do Campo e os saberes necessários a prática docente

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Resumo

Este texto é um recorte da pesquisa da dissertação  desenvolvida no curso de Mestrado de uma universidade localizada no interior do Rio Grande do Sul. O objetivo foi identificar que saberes os professores de uma escola do campo, localizada no interior do RS, mobilizam para desenvolver suas práticas docentes. A metodologia é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Fizeram parte da pesquisa seis professores dos anos finais da referida escola. Como instrumentos de coleta de dados foram realizadas entrevistas, utilizando tópicos-guia para direcioná-las. Também, utilizou-se o recurso de análise documental.  A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para interpretação dos dados, com base em Bardin (2006). Para refletir sobre a prática docente na Escola do Campo, foi indispensável conhecer e compreender os saberes que as professoras da escola mobilizam. Como resultados, destaca-se que há uma multiplicidade de saberes, constatou-se, a partir do relato das professoras, a relevância dos seguintes: saber ouvir os seus alunos, saber dialogar, saber aprender pelas experiências, saber respeitar a identidade e a cultura, saber aprender à medida que ensina, saber querer bem e saber ser afetivo. É importante referendar que a escola do campo é um espaço de direito privilegiado por aproximar o objeto de aprendizagem à realidade social, coletiva, cultural e histórica da vida do campo. E para esta escola, são exigidas políticas de formação para seus professores, a partir de um movimento social e cultural, cuja existência esteja no campo.

Palavras-chave: Educação do campo. Saberes. Prática docente.

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Biografia do Autor

Maria Goretti Rocha Farias, UNIVERSIDADE FRANCISCANA


Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens-UFNPedagoga-Esp Informatica EducacionalProfessora da Rede municipal de ensinoSMED /Santa Maria-RS

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, UNIVERSIDADE FRANCISCANA

PROFESSORA ADJUNTA DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA E MESTRADO EM ENSINO DE HUMANIDADES E LINGUAGENS

DOUTORA EM EDUCAÇÃO - UFSM-SM-RS

Referências

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Publicado

24-12-2018

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas