Graça graúna e o “entre-lugar”: sobre o tear da resistência e da resiliência

Autores

  • Ana Rosa Gonçalves de paula Guimarães
  • Carlos Augusto de Melo

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma leitura interpretativa da obra poética de Graça Graúna, “Tear da Palavra” (2007), a partir de dois poemas: “Tear da Palavra” e “Entre-lugar”. Foi feita uma apresentação da escritora indígena Graça Graúna e dos principais elementos de seu processo criativo e estético. Para isso, foi recorrido a uma breve explanação da literatura indígena, como produção que objetiva a resistência, a coletividade, a inclusão, a crítica, a alteridade e fazer poético em um “entre-lugar”. Nos dois poemas escolhidos, foram analisados as temáticas mais contundentes à autora, a fim de que se possa sonhar e tecer a vida com a ajuda da linguagem poética, tendo como o tear e o “entre-lugar” instrumento para a resistência, como para a resiliência das coletividades indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rosa Gonçalves de paula Guimarães

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Franca (2009), licenciatura plena em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, pelo Centro Universitário Municipal de Franca (2011), especialista em Saúde Pública, pela Universidade de Franca (2011). Mestre em Psicologia, com ênfase em Psicanálise e Cultura, pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Atualmente cursa o Doutorado em Letras (Estudos Literários), pela Universidade Federal de Uberlândia; especializações, em andamento, em Teoria Psicanalítica, Filosofia e Psicopedagogia Clínica e Institucional, pelo Instituto Souza. Artigos publicados, participações em Congressos e Simpósios. Interesses de atuação nas seguintes áreas: Psicologia Clínica e Social, pesquisa em Psicanálise e Literatura.

Carlos Augusto de Melo

1Sou professor do Núcleo de Literatura do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) e do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPLET) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Minha graduação foi em Letras/Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Assis (2003). Fiz Mestrado (2006) e Doutorado (2009) em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).Tenho pesquisado nas seguintes linhas de pesquisa: Crítica, História e Historiografia literárias, Revisão do Cânone Literário, Literatura e Memória e História do Ensino de Literatura.

Referências

ALBUQUERQUE, Cynthia Studart; PEREIRA, Evelyne Medeiros. Transformações Contemporâneas, Educação e Realidade Brasileira: formação profissional em Serviço Social na experiência do IFCE. Recife: Imprima, 2016.

ALVES, Giovanni. A esfinge do neodesenvolvimentismo e a miséria do trabalho no Brasil (2003-2013). In: MACÁRIO, Epitacio; VALE, Erlenia Sobral; RODRIGUES JR, Natan (Orgs.). Neodesenvolvimentismo, Trabalho e Questão Social. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2016.

______. O Golpe de 2016 no Contexto da Crise do Capitalismo Neoliberal. Blog da Boitempo, 2016. Disponível em: (https://blogdaboitempo.com.br/2016/06/08/o-golpe-de-2016-no-contexto-da-crise-do-capitalismo-neoliberal/) Acesso em 27 out. 2016.

ARCARY, Valério. Uma Nota sobre os Institutos Federais em Perspectiva Histórica. 2015. Disponível em: (http://sinasefepa.org/index.php/comunicacao/noticias/93-ultimas-noticias/1444-valerio-arcary-lanca-artigo-sobre-institutos-federais) Acesso em: 02 nov. 2015.

BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em Contrarreforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2008.

BOITO JR, Armando. Governos Lula: a nova burguesia nacional no poder. In: BOITO JR; GALVÃO, Andréia (Orgs.). Política e Classes Sociais no Brasil dos Anos 2000. São Paulo: Alameda, 2012.

BOULOS, Guilherme; GUIMARÃES, Vitor. Resistir ao golpe, reinventar os caminhos da esquerda. In: SINGER, André; [et. al]; JINKINGS, Ivana (Org.) Por que Gritamos Golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. 1ª edição. São Paulo: Boitempo, 2016.

BRAGA, Ruy. O fim do lulismo. In: SINGER, André; [et. al]; JINKINGS, Ivana (Org.) Por que Gritamos Golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. 1ª edição. São Paulo: Boitempo, 2016.

BRAZ, Marcelo; RODRIGUES, Mavi. O Ensino em Serviço Social da Era Neoliberal (1990-2010): avanços, retrocessos e enormes desafios. In: José Fernando Siqueira da Silva. (Org.). Sociabilidade Burguesa e Serviço Social. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2013.

CASTELO, Rodrigo. O Novo Desenvolvimentismo e a Decadência Ideológica do Pensamento Econômico Brasileiro. Revista Serviço Social & Sociedade. São Paulo: Cortez, 2012, nº 112, p. 613-636.

CHAUÍ, Marilena de Souza. Escritos Sobre a Universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

______. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. 1ª edição. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2000.

______. Conformismo e Resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. 5ª edição. São Paulo: Brasiliense, 1993.

FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 5ª edição. São Paulo: Globo, 2006.

GONÇALVES, Reinaldo. Desempenho macroeconômico em perspectiva histórica: governo Lula (2003-10). In: CORECON; SINDECON (Orgs.). Os Anos Lula: contribuições para um balanço crítico 2003-2010. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

______. Novo Desenvolvimentismo e Liberalismo Enraizado. Revista Serviço Social & Sociedade. São Paulo: Cortez, 2012, nº 112, p. 637-671.

JINKINGS, Ivana. Apresentação: o golpe que tem vergonha de ser chamado de golpe. In: SINGER, André; [et. al]; JINKINGS, Ivana (Org.) Por que Gritamos Golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. 1ª edição. São Paulo: Boitempo, 2016.

KATZ, Claudio. Neoliberalismo, Neodesenvolvimentismo, Socialismo. 1ª edição. São Paulo: Expressão Popular; Perseu Abramo, 2016.

LIMA, Kátia. Expansão da educação superior brasileira na primeira década do no século. In: PEREIRA, Larissa Dahmer; ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de (Orgs)/FORTI, Valeria; GUERRA, Yolanda. Serviço Social e Educação. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012, p. 01-26.

LÖWY, Michael. Da tragédia à farsa: o golpe de 2016 no Brasil. In: SINGER, André; [et. al]; JINKINGS, Ivana (Org.) Por que Gritamos Golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. 1ª edição. São Paulo: Boitempo, 2016.

MARANHÃO, Cézar Henrique. A Ideologia Neodesnvolvimentista e as Políticas Sociais no Brasil: apontamentos sobre a crise e hegemonia na periferia do capitalismo. Revista Conexões Geraes do CRESS-MG. Belo Horizonte: CRESS-MG, 2014.

MAZZEO, Antonio Carlos. Estado e Burguesia no Brasil: origens da autocracia burguesa. 3ª edição. São Paulo: Boitempo, 2015.

MOTA, Ana Elizabete. Cultura da Crise e Seguridade Social: um estudo sobre as tendências da previdência e da assistência social brasileira nos anos 80 e 90. 6ª edição. São Paulo: Cortez, 2011.

______. Redução da pobreza e aumento da desigualdade: um desafio teórico-político ao Serviço Social brasileiro. In: MOTA, Ana Elizabete (Org.). Desenvolvimentismo e Construção de Hegemonia: crescimento econômico e reprodução da desigualdade. São Paulo: Cortez, 2012.

NETTO, José Paulo. Pequena História da Ditadura Brasileira (1964-1985). São Paulo: Cortez, 2014.

NOBRE, Maria Cristina de Queiroz. Política Social e “Cultura Senhorial”: apontamentos sobre a força do conservadorismo no Brasil contemporâneo. Anais. XV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORAS(ES) EM SERVIÇO SOCIAL, 2016.

ORTIZ, Fátima Grave. Notas Sobre as Diretrizes Curriculares: avanços, impasses e desafios. In: GUERRA, Yolanda. LEITE, Janete Luzia. ORTIZ, Fátima Grave. Temas Contemporâneos: o serviço social em foco. São Paulo: Outras Expressões, 2013, págs. 11-31.

PAULANI, Leda Maria. Uma ponte para o abismo. In: SINGER, André; [et. al]; JINKINGS, Ivana (Org.) Por que Gritamos Golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. 1ª edição. São Paulo: Boitempo, 2016.

PEREIRA, Larissa D. A Expansão dos cursos de Serviço Social em tempos de Contra-reforma do Ensino Superior Brasileiro. Revista de Politicas Publicas (UFMA), v. 1, 2010, p. 323-332.

PMDB. Uma Ponte Para o Futuro. Brasília: 2015. Disponível: (http://pmdb.org.br/wp-content/uploads/2015/10/RELEASE-TEMER_A4-28.10.15-Online.pdf) Acesso em: 09 fev. 2017.

PRONER, Carol. Golpe branco no Brasil: Dilma alerta na ONU. In: PRONER, Carol; CITTADINO, Gisele; TENEBAUM, Márcio e RAMOS FILHO, Wilson (orgs). A Resistência ao Golpe de 2016. Bauru: Canal 6, 2016. (Projeto Editorial Praxis). P.59 a 73.

SAMPAIO JR, Plínio de Arruda. Desenvolvimentismo e Neodesenvolvimentismo: tragédia e farsa. Revista Serviço Social & Sociedade. São Paulo: Cortez, 2012, nº 112, p. 672-688.

Downloads

Publicado

24-12-2018

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial: Políticas públicas e práticas pedagógicas