Um estudo sobre a utilização de ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem na educação superior
Resumo
Este artigo tem por objetivo realizar um estudo sobre a utilização das tecnologias digitais, por parte dos docentes e discentes de cursos da educação superior. Sendo elencado suas contribuições e desafios no processo de ensino-aprendizagem, como também um breve panorama sobre o cenário atual do ensino superior no Brasil. Cada vez mais as tecnologias digitais estão inseridas em nosso cotidiano, aproximadamente dois terços da população de nosso país está conectada à internet, está inserção possibilita grandes avanços em nossa sociedade. Diversas áreas de conhecimento dispõem das mais variadas tecnologias, e no âmbito educacional não é diferente. A utilização de novas tecnologias, possibilitam transformações significativas no processo de ensino-aprendizagem. A partir dessa motivação, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma análise em pesquisas quantitativas acerca da origem das tecnologias até sua contribuição e desafios para o processo de ensino-aprendizagem. Também foi realizada uma pesquisa de campo, afim de obter dados para validarem as informações encontradas. Apesar dos diversos desafios enfrentados pelos docentes, discentes e instituições de ensino, se as tecnologias digitais forem utilizadas de forma eficiente, elas contribuirão efetivamente no desenvolvimento educacional e consequentemente na solução de problemas em prol da sociedade.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial – 2006: equidade e desenvolvimento (Visão Geral). Washington DC.: Banco Mundial, 2006.
BURGINSKI, Vanda Micheli. O “novo” desenvolvimentismo da CEPAL: contrarreforma do Estado, empregabilidade e redução de direitos no século XXI. Tese (Doutorado em Política Social). Brasília: Universidade de Brasília, 2016.
CARCANHOLO, Marcelo Dias. Neoconservadorismo com Roupagem Alternativa: a Nova CEPAL dentro do Consenso de Washington. In: Revista Análise Econômica. Ano 26, n. 49, p. 133-161. Porto Alegre, 2008.
CASTELO, Rodrigo. O novo-desenvolvimentismo e a decadência ideológica do estruturalismo latino-americano. In: Revista Oikos, vol. 8, n. 1, p. 71-91. Rio de Janeiro: 2009.
______. O Social-Liberalismo: auge e crise da supremacia burguesa na era neoliberal. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
CEPAL. Transformação produtiva com equidade: a tarefa prioritária do desenvolvimento da América Latina e do Caribe nos anos 1990. In: BIELSCHOWSKY, Ricardo (Org.) Cinquenta Anos de Pensamento na CEPAL. v. 2, p. 888-910. Rio de Janeiro: Record/CEPAL/COFECON, 2000a.
_____. Educação e conhecimento: eixo da transformação produtiva com equidade. In: BIELSCHOWSKY, Ricardo (Org.) Cinquenta Anos de Pensamento na CEPAL. v. 2, p. 912-919. Rio de Janeiro: Record/CEPAL/COFECON, 2000b.
_____. O hiato da equidade: américa latina, caribe e a Conferência de Cúpula Social. In: BIELSCHOWSKY, Ricardo (Org.) Cinquenta Anos de Pensamento na CEPAL. v. 2, p.922-936. Rio de Janeiro: Record/CEPAL/COFECON, 2000c.
______. O regionalismo aberto na América Latina e no Caribe: a integração econômica a serviço da transformação produtiva com equidade (1994). In: BIELSCHOWSKY, Ricardo (Org.) Cinquenta Anos de Pensamento na CEPAL. v. 2, p. 938-958. Rio de Janeiro: Record/CEPAL/COFECON, 2000d.
CHOSSUDOVSKY, Michel. A Globalização da Pobreza: impactos das reformas do FMI e do Banco Mundial. São Paulo: Moderna, 1999.
DUARTE, Pedro Henrique Evangelista; GRACIOLLI, Edilson José . A Nova CEPAL à luz da teoria marxista da dependência. In: XIV Encontro Nacional de Economia Política. São Paulo, 2009.
MARINI, Ruy Mauro. Dialética da Dependência. In: Ruy Mauro Marini: Vida e Obra. TRASPADINI, Roberta; STEDILE, João Pedro (Orgs.). São Paulo: Expressão Popular, 2005.
MAURIEL, Ana Paula Ornellas. Combate à pobreza e desenvolvimento humano: impasses teóricos na construção da política social na atualidade. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2008.
MORAES, Reginaldo. Celso Furtado: o subdesenvolvimento e as ideias da Cepal. Série Fundamentos. São Paulo: Ática, 1995.
PEREIRA, João Marcos Mendes. O Banco Mundial como ator político, intelectual e financeiro (1944-2008). Tese (Doutorado em História). Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2009.
TEIXEIRA, R. V. Para uma Crítica da Concepção de Política Social do Banco Mundial na Cena Contemporânea. Dissertação (Mestrado em Política Social). Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2009.
UGÁ, Vivian Domínguez. A categoria “pobreza” nas formulações de política social do Banco Mundial. In: Revista de Sociologia e Política. Curitiba, n. 23, 55-62, nov. 2004.
______. A questão social como “pobreza”: crítica à conceituação neoliberal. Tese (Doutorado em Ciências Humanas: Ciência Política). Rio de Janeiro: Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.