Educação de Jovens e Adultos no sistema prisional: um Estudo de Caso no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares-ES
Resumo
O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso, cujo objetivo foi investigar a escolarização da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no sistema prisional masculino a partir da perspectiva discente. Como possuímos uma legislação que garante a escolarização no sistema prisional, mostra-se importante investigar a referida temática em uma unidade prisional, pois o campo acadêmico ainda carece de pesquisas envolvendo a escolarização nos presídios. A pesquisa é considerada aplicada com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso com discussões a partir de autores especialistas na temática em questão, assim como de legislações que amparam a escolarização para as pessoas que não tiveram acesso à educação na idade própria. Utilizamos como instrumento de coleta de dados questionário aplicado aos estudantes detentos do primeiro segmento da EJA, além de ficha de observação de pesquisa na qual foram registradas informações sobre a estrutura e funcionamento da EJA no presídio. Os resultados da pesquisa demonstram que os estudantes veem a educação prisional como uma oportunidade para conseguirem melhores condições de vida na sociedade, sendo que a maioria não estudava antes de ser preso.
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