Desafios da prática docente na integração de saberes no ensino

Autores

  • Felipe Junior Mauricio Pomuchenq Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus
  • Andrea Brandão Locatelli Universidade Federal do Espirito Santo - Campus São Mateus
  • Samuel Pinheiro da Silva Santos Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus
  • Erineu Foerste Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente trabalho busca refletir sobre a necessidade de um olhar amplo sobre o conhecimento, destacando que os diferentes saberes são importantes para a formação dos estudantes na escola. Neste sentido, a escola atua de forma imprescindível neste processo, pois é neste espaço que o estudante defronta seus saberes, através do contato com o conhecimento científico e do diálogo com os saberes, histórias e culturas dos demais sujeitos que estão na escola, havendo a necessidade de estabelecer integração entre os saberes, e não um processo de sobreposição entre os mesmos. Ressaltamos a importância dos diferentes conhecimentos na formação dos sujeitos, em vista de compreender o mundo, fazer a crítica, e intervir na realidade, e para isso, se torna fundamental uma visão da complexidade que envolve cada saber, cada realidade e cada sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Junior Mauricio Pomuchenq, Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus

Técnico em Agropecuária pela Escola Família Agrícola do Bley (2010), São Gabriel da Palha - ES. Graduado em Ciências Biológicas pela UNIMES (2014) e em Educação do Campo - Ciências da Natureza pela UFV (2018). Especialista em Educação Pobreza e Desigualdade Social pela UFES (2017), Mestrando em Ensino na Educação Básica pela UFES - Campus São Mateus. Sou professor de Escola do campo em Alternância desde 2011, atuando com os Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional. Pesquiso sobre a Educação do Campo, Pedagogia da Alternância e os proessos de integração de diferentes saberes na aprendizagem do estudante.

Andrea Brandão Locatelli, Universidade Federal do Espirito Santo - Campus São Mateus

Graduação em Educação Física (1993), Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física/Proteoria/UFES; e professora na Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Pesquisas sobre Formação de Professores e Educação do Campo e na área de História da Educação no Espírito Santo

Samuel Pinheiro da Silva Santos, Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus

Sou graduado em História, possuo estudos em Filosofia, Educação do
Campo e estou mestrando em Ensino na Educação Básica. Atuo há alguns
anos como professor de História em escolas da rede pública. Tive
experiências de trabalho docente em municípios (pelas redes municipais e
estadual) da Grande Vitória e Pancas no Espírito Santo. Atualmente faço
parte do grupo de efetivos da rede municipal de São Mateus como
professor de História, além de coordenar a Comissão de estudos Afro-
brasileiros – CEAFRO.

Erineu Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Associado, membro do conselho colegiado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Correio eletrônico: erineufoerste@yahoo.com.br

Referências

ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite. Atravessando fronteiras e descobrindo (mais uma vez) a complexidade do mundo. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (orgs.). O sentido da escola. 5.ed. Petrópolis: DP et Alli, 2008. p. 65-89.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2007 (Coleção primeiros passos: 20).
FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Sobre a aula: uma leitura pelo avesso. Presença Pedagógica. v.7, n. 39, p.30-37, jun. 2001
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GADOTTI, Moacir. A Escola e o Professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publischer Brasil, 2007.
GALLO, Sílvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não disciplinar. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (orgs.). O sentido da escola. 5.ed. Petrópolis: DP et Alli, 2008. p.15-35.
GARCIA, Regina. Do baú da memória: histórias de professora. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (orgs.). O sentido da escola. 5.ed. Petrópolis: DP et Alli, 2008. p.37-52.
MENESES, Maria Paula. Diálogo de saberes, debates de poderes: possibilidades metodológicas para ampliar diálogos no Sul global. Em aberto, Brasília, v.27, n.91, p.90-110, jun. 2014.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Eliane Lisboa. 4.ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul LTDA, 1998.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2010.a.
______. Um discurso sobre as Ciências. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2010.b.
SMOLKA, Ana Luzia B. LAPLANE, Adriana Frizman. O trabalho em sal de aula: teorias para quê? Cadernos ESE, s/d.

Downloads

Publicado

06-09-2019

Edição

Seção

Artigos