A utilização do software Scratch em um curso técnico em informática como ferramenta para o ensino da lógica de programação

Autores

  • Diego Berti Bagestan
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta um recorte de uma dissertação de Mestrado, cuja prática de ensino utilizou a ferramenta Scratch como recurso para o desenvolvimento da lógica de programação. Um dos objetivos específicos esteve relacionado a explorar os personagens de aprendizagem a fim de que os alunos pudessem ter um melhor entendimento quanto à lógica de programação. Os instrumentos de coleta de dados foram a ferramenta Moodle - como sala de aula virtual, ambiente utilizado para repositório de conteúdo e entrega de trabalhos, formulários e planilhas eletrônicas do Google para registro de informações e o smartphone do pesquisador para registro de áudios, fotos e vídeos. A investigação seguiu os pressupostos de uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, cujo material de análise descritiva foi produzido com base na observação. Os resultados apontam que o conhecimento da lógica do pensamento computacional foi fundamental para o desenvolvimento de projetos de jogos digitais. O conhecimento da lógica de programação que a ferramenta Scratch proporciona para o aluno pode ser válido para o ensino de programação, pois possibilita que o aluno adquira habilidades e competências para resolver problemas lógicos, além de vê-los de forma mais abrangente. O trabalho de professores de algoritmos iniciais pode fluir com melhores resultados na aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: pensamento computacional. Scratch. ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Berti Bagestan

Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela Univates (2018). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Licenciado em Computação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2013). Técnico em Informática com Ênfase em Redes de Computadores pela Escola Estadual de Educação Profissional Estrela/RS (2006). Professor de Curso Técnico em Informática na Escola Estadual de Educação Profissional Estrela/RS - EEEPE desde 2009; Coordenador do Curso Técnico em Informática da Escola Estadual de Educação Profissional Estrela/RS - EEEPE de 2013 a 2019. Trabalha em escola da rede pública municipal do Município de Teutônia como Professor de Informática para Ensino Fundamental desde 2013. É Presidente da Associação dos Professores Municipais de Teutônia (Gestão 2019/2021). Possui conhecimento como Professor de Informática para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Técnico, com experiência na utilização de robótica e computadores como recurso para o letramento digital de alunos. Possui prática na formação de pessoas com a utilização da informática na educação, com o público da Educação Infantil à Terceira Idade. Têm conhecimento e experiência com suporte e desenvolvimento na área de TI.

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em Educação Matemática e Gestão Universitária e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente atua na Universidade do Vale do Taquari - Univates como professora titular. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática e no ensino com tecnologias. Atua na formação de professores e integra o grupo de pesquisa Práticas, Ensino e Currículos. Atualmente ocupa o cargo de coordenadora institucional da pesquisa.

Referências

REFERÊNCIAS

BEHAR, Patricia Alejandra. Competências em educação a distância / Organizadora, Patricia Alejandra Behar. – Porto Alegre: Penso, 2013.


BRESSAN, Manuelle Lopes Quintas. Scratch! Um Estudo de Caso. Coritiba, 2016. Disponível em: < https://goo.gl/6VfmH1 >. Acesso em: setembro de 2017.


BROD, Cesar. Aprenda a programar: a arte de ensinar o computador. São Paulo: Novatec Editora, 2013.


CAMARGO, Itamar Xavier de. Interação entre escola e família no processo de ensino e aprendizagem da criança. Brasil Escola, 2014. Disponível em: < http://brasilesco.la/m14608 >. Acesso em agosto de 2018.


CULATTA, Richard. Tecnologia é chave para acelerar inovação na escola. Folha de São Paulo, 2016/11/27. Disponível em: < http://arte.folha.uol.com.br/educacao/2016/11/27/inovacao/#escolas-conectadas >. Acesso em: novembro de 2017.


DA SILVA, Sergio Luiz Baptista. A função do lúdico no ensino/aprendizagem de língua estrangeira: uma visão psicopedagógica do desejo de aprender. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-22122004-211819/en.php >. Acesso em: agosto de 2018.


FORBELLONE, André Luiz Villar. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados / André Luiz Forbellone, Henri Frederico Eberspächer. – 3. ed. – São Paulo : Prentice Hall, 2005.


GERSTBERGER, André. Inserindo o smartphone nas aulas de matemática: uma prática pedagógica à luz da etnomatemática. Lajeado, 2016. Disponível em: < www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6538_2999_ID.pdf >. Acesso em: novembro de 2017.


Instituto Ayrton Senna. Letramento em Programação. Disponível em: <http://www.institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/radar/Letramento_em_programao.html >. Acesso em: novembro de 2017.


LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia cientifica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.


MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem São Paulo: Pearson Prentice, 2010.


NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. O professor atuando no Ciberespaço: Reflexões sobre a utilização da Internet com fins Pedagógicos São Paulo: Érica 2002.


PAPERT, Seymour. Logo computadores e educação. Seymour Papert. São Paulo Brasiliense, 1986. Edição: 2. ed.


PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. 2001. Disponível em: < https://goo.gl/Ucmgc7 >. Acesso em: novembro de 2017.


SANTOS, Andrea da Silva. BERNARDI, Maíra. As contribuições dos jogos virtuais interativos para o ensino da matemática. Organizadores Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Bárbara Gorziza Ávila, Edson Felix dos Santos e Marta Rosecler Bez e Marta Rosecler Bez, Valeria Costa. Porto Alegre: Elangraf, 2014.

SAPIRÁS, Fernanda Schuck.; VECCHIA, Rodrigo Dalla.;
MALTEMPI, Marcus Vinícius. A utilização do Scratch em sala de aula. Revista Educação Matemática Pesquisa, São Paulo – SP, v. 17, n. 5, p. 973-988, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/25152/pdf>. Acesso em: setembro de 2017.


SCRATCH BRASIL. Como baixar e instalar o Scratch? Disponível em: < http://www.scratchbrasil.net.br/index.php/sobre-o-scratch/75-baixar-scratch.html> Acesso em: Acesso em: setembro de 2017.


SMOLLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre, Artmed, 2001.


VALENTE, José Armando. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1999. 116 p. Disponível em: <http://usuarios.upf.br/~teixeira/livros/computador-sociedade-conhecimento.pdf>. Acesso em: setembro de 2017.

VARELA, Helto. PEVIANI, Claudia Tinós. Scratch. Um jeito divertido de aprender programação. São Paulo, Casa do Código. 2018.


YAMANE, Ramioro Thamay. O computador na sala de aula: uma pesquisa em 3 escolas brasileiras de ensino fundamental e médio na província de Saitama-Ken Japão. Porto Alegre, 2009. Disponível em: < https://goo.gl/1Mz 1i8 >. Acesso em: setembro de 2017.


YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed., Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

31-05-2019

Edição

Seção

Relatos de experiência