Perspectiva docente e estratégias didáticas inclusivas no ensino de alunos com Síndrome de Down

Autores

Resumo

Esse trabalho visa identificar a formação e capacitação dos docentes, descrever as metodologias que são utilizadas por esses educadores e realizar uma atividade de intervenção em discentes com Síndrome de Down assistidos pela Associação Pestalozzi de Coari, no Amazonas. O estudo é de caráter qualitativo e quantitativo e pesquisa ação. Houve a aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas e atividades de intervenção com uma aula dinâmica com intuito de envolver todos os alunos de síndrome de Down no âmbito social. Por meio do questionário foi possível identificar quais as principais dificuldades que os professores encontram para lidar com esse público, destacando a falta de recursos materiais e recursos humanos.  A atividade de intervenção estimulou de forma lúdica os discentes e contribuiu para o processo de desenvolvimento. Verificou-se através desse projeto a importância de metodologias diferenciadas e o papel de professores comprometidos para o processo de aprendizagem dos discentes com síndrome de Down.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, L. A. Conhecendo a deficiência: em companhia de Hércules. São Paulo: Robe Editorial,1995.205 p.

BASSANI, C.S. sindrome de Down e as dificuldades de aprendizagem. Revista Anhanguer, vol. 5, n.1, p. 1-18, 2012.

BELFIORI, T. L. G. Síndrome de Down X sala de aula: um limite a ser transposto. Revista Educação no (Con)Texto: do curso de Pedagogia, vol.4, n. 4, p. 1-14, 2012.

BORGES, F. T. M.; DIPLES A. B. Síndrome de Down: Relação de pais, filhos e sociabilidade. Anuário da Produção Acadêmica Docente, vol. 5, n. 12. São Paulo, 2012

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 2, de 11 de setembro de 2001, que estabelece as Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf. Acesso em 18 de setembro de 2018.

BRASIL. Decreto-lei nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado. Brasília, DF. 2011.
BRASIL. LDB. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em<http//www.mec.gov.br>. Acesso em: 25 setembro de 2018.

CAPONE, G.T. Down Syndrome genetic insights and thoughts on early intervention. Infants Young Child., vol.1, n.1. p. 45-58, 2004.

CARVALHO, M. D.; FERREIRA, C. S.; LOBATO, P. A.; CARVALHO, F. L. Q.; Ferramentas aplicadas à Educação e Saúde em crianças com Síndrome de Down. III Seminário de Tecnologias aplicadas em Educação e Saúde – STAES, 2017.

CASTRO, A.S.A.; PIMENTAL, S.C. Síndrome de Down: desafios e perspectiva na inclusão escolar. Salvador, p.303-312, 2009.

FERREIRA, M. M.; BOZZO, F.E.F. Educação inclusiva: inclusão de criança com síndrome de Down no ciclo 1 do ensino fundamental. Educação inclusiva. Lins, SP, 2009.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. Editora Atlas. São Paulo, 2002.

GREGUOL, Marcia, Erica Gobbi, and Attilio Carraro.“Formação de professores para a educação especial: uma discussão sobre os modelos brasileiros e italianos. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, vol. 19, n.3, p. 307-324, 2013.

GUIMARÃES A. B. C. BRASILIENSE,G. M. S. G. K. SANTOS, N. NASCIMENTO, K. W. A. P. Metodologias e Estratégia.

IBGE. Cartilha Censo 2010: pessoas com deficiência. disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/cartilha-censo-2010-pessoas-com-deficienciareduzido.pdf

LUIZ, F.M.R.; BORTOLI, P.S; FLORIA-SANTOS, M; NASCIMENTO, L.C. A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: desafios e possibilidades. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 14, n.3, p. 497-508, 2008.

MAIA, A. V.; BOFF, S. R. A influência da dança no desenvolvimento da coordenação motora em crianças com síndrome de Down. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, vol. 6, ed. especial, p.144-154, 2008.

MOREIRA, L. M. A.; EL-HANI, C. N.; GUSMÃO, F. A. F. A síndrome de Down e sua
MOREJÓN, KIZZY. O acesso e a acessibilidade de pessoas com deficiência no ensino superior público no estado do Rio Grande do Sul. (Tese de doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2009. 252p.

MUSTACCHI, Z; GIANNELLA NETO, D. Curvas padrão pôndero- estatural de portadores de Síndrome de Down precedentes da região urbana da cidade de Sã Paulo. Tese de Doutorado. Faculdade de Ciências Farmacêuticas. São Paulo; 2002.

OLIVEIRA, M. D. O.; CARVALHO, B. A.; NERY FILHO, J. Utilização dos Jogos Eletrônicos no Processo Ensino Aprendizagem de Crianças com Síndrome de Down na Escola Municipal Tatiana de Morais no Município de Campo Formoso-Ba. XII Seminário SJEEC, 2016.

ORLANDA, T. M. T.; SANTOS, J.C. Metodologias Utilizadas pelos Professores do Ensino Regular para promover a Aprendizagem dos Alunos com Deficiência. Nativa Revista de ciência sociais do norte de Mato Grosso, vol. 1, n.2, 2013.

patogênese: considerações sobre o determinismo genético. Revista Brasileira de Psiquiatria, p.2, 2000.

PORCELLIS M E. S. F. Consciência Fonológica na Síndrome de Down: Atividades de estimulação ao desenvolvimento da consciência fonológica em nível de sílaba, rima e fonema – Tutorial para o professor. Bagé, 2015.

ROCHA, J. A.; PAULO, E. C. N.; RIBEIRO, A. J. P. O ensino da música e uma jovem com síndrome de Down: resultados de um projeto de investigação-ação. Revista Educação, artes e inclusão, vol. 14, n.3, 2018.

Schwartzman, J. S. Generalidades. Em J. S. Schwartzman (Org.), Síndrome de Down, p. 16-31. São Paulo: Mackenzie, 1999.

SOUZA, C. V. O. et al. O processo de inclusão do portador da síndrome de Down na rede regular de ensino. Revista Bionorte, vol. 4, n. 1, 2015.
TOLOCKA, R. E. Estabilidade motora de pessoas portadoras de síndrome de Down, em tarefas de desenhar. 2000. 190f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

WERNKE, J. A.; JESUS, M. DARIENSO, S. J. Síndrome de Down: formação dos professores para a inclusão no ensino regular. Mato Grosso, 2013

Downloads

Publicado

01-11-2019

Edição

Seção

Artigos