A formação docente e as narrativas (auto)biográficas: um diálogo com um licenciando em Química participante do PIBID

Autores

Resumo

O objetivo desse estudo é apresentar as perspectivas de um licenciando em Química em relação à formação docente, apontando as narrativas (auto)biográficas – dinâmica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – como contribuição nesse processo. O procedimento de escrita das narrativas (auto)biográficas faz com que os sujeitos reflitam sobre suas vivências no processo de formação. Como uma das ações do PIBID direciona-se à leitura e discussão desses relatos em grupo, emerge a organização e ampliação de significados sobre o que se faz nesse espaço de troca. Assim, o exercício das narrativas permite que os sujeitos se vejam e se entendam em formação, tomando por pano de fundo as subjetividades inerentes ao ser, tais como, medos, anseios, fraquezas e perspectivas neste campo do saber. Para este artigo, como um recorte de uma pesquisa maior com outros protagonistas envolvidos com o PIBID, temos a fala de uma bolsista, participante do PIBID. Olhar que emerge dos relatos (narrativas (auto)biográficas), fruto das ações realizadas no PIBID, a saber: discussões de textos relacionados ao processo formativo; observações em escolas; realização de oficinas; intervenções, nos quais os pibidianos tem a oportunidade de, por meio dessas experiências, passar por um processo de rememoração, atrelando tais dinâmicas às suas histórias de vida, e nas narrativas mergulhar na reflexão, essencial ao processo formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. [S.l.]: Edições 70, 1977.
BRASIL. Portaria nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Diário Oficial da União, Seção 1, nº 239.
CAMPOS, H. Transluciferação Mefistofáustica, Deus e o Diabo no Fausto de Goethe. São Paulo, Perspectiva, 1981.
DUARTE, N. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor: por que Donald Schön não entendeu Luria? Educação e Sociedade, v.24, n.83, p.601-625, ago. 2003. 
FERRAROTI, F. Sobre a autonomia do método autobiográfico. In NÓVOA, A; FINGER, M. (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Cadernos de Formação, nº 01, 1988, p. 19-34.
JOSSO, M.C. Experiência de Vida e Formação, São Paulo: Cortez, 2004, p. 283.
NÓVOA, A. Profissão professor. Porto: Porto Editora,1991.
POLLAK, M. Memória e Identidade social. Estudos históricos. n. 5, n. 10, P. 200-212, 1992.
QUEIROZ, M.I.P. Relatos Orais: Do “Indizível ao Dizível”. In SIMONSON, O.V. org. Experimentos com Histórias de Vida. São Paulo, Vértice, 1988.
RATINAUD, P.; DEJEAN, S. IRAMUTEQ - Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. [s.l.]: Laboratoire LERASS, 2008.
SHÖN, D. A.; Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, p. 79-91, 1992.
VIANNA, C. Vida Matemática. São Paulo, 2000. 472p. Tese de doutorado, faculdade de Educação – Universidade de São Paulo.
VOGEL, M. O recomeçar a cada memória: relatos (auto)biográficos de Química da Rede Estadual Pública Paulistana – São Paulo, 2008.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva do professor: Ideias e Práticas. Trad. Maria Nóvoa. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

06-09-2019

Edição

Seção

Artigos