Atividades desenvolvidas no Parque estadual da cachoeira da fumaça com alunos do ensino fundamental

Autores

Resumo

A utilização dos espaços não-formais de educação é considerada como um meio de aprendizagem potencial para o processo de aprendizagem. Para isso, é essencial o reconhecimentos das práticas aplicadas em cada local visitado. O objetivo deste estudo foi o de analisar as atividades desenvolvidas no Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça com alunos de Ensino Fundamental a partir do acompanhamento das mesmas para, posteriormente, descrevê-las. Para isso, foram acompanhados três grupos de estudantes visitantes da Unidade de Conservação. Para a análise das atividades, foi utilizado um roteiro estruturado para a observação das mesmas. A partir dos acompanhamentos realizados, verificou-se a presença de três atividades fixas: palestra, flanelógrafo e trilha interpretativa, variando de acordo com as condições climáticas, tempo de estadia no local e preferências dos responsáveis pela visita. A palestra é utilizada como um meio de possibilitar aos alunos um conhecimento inicial sobre a Unidade de Conservação, o trabalho desenvolvido neste espaço, assim como sua importância. O flanelógrafo é apontado como uma atividade complementar a palestra, trazendo itens presentes no local oportunizando uma visão geral do Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça. A trilha interpretativa, por sua vez, é uma atividade que possibilita aos alunos a aproximação dos mesmos com o ambiente natural, reconhecendo sua importância, assim como a de seus componentes.

Palavras-Chave: Atividades práticas. Espaços não-formais de educação. Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, G.; FACHÍN-TERÁN, A.; GUERTA, R. Palestras de Educação Ambiental como instrumento de prevenção de acidentes em operações aeroportuárias. Educação Ambiental em Ação [online], v. 14, n. 53, p. 1-7, 2015.
COPATTI, C. E.; MACHADO, J. V.; ROSS, B. O. Uso de Trilhas Ecológicas para Alunos do Ensino Médio em Cruz Alta – RS como Instrumento de Apoio a Prática Teórica. Educação Ambiental em Ação [online], v. 9, n. 34, 2010.
COSTA, E. S. A.; COSTA, I. A. S.; OLIVEIRA, K. S.; MELO, A. V. Trilhas interpretativas na área verde da escola como estratégia de ensino para aprendizagem de conceitos ecológicos. Revista da SBEnBio, n. 7, p.1820-1831, 2014.
DIAS, G. Educação Ambiental: princípios e práticas. 7ª ed. São Paulo: Gaia, 2001. 399 p.
DI TULLIO, A. Biodiversidade e Educação Ambiental: utilização do diagnóstico participativo como subsídio para uma ação educativa em São José do Rio Pardo, SP. In: E.L.G. ESPÍNDOLA; E. WENDLAND. (Org.). PPG-SEA: Trajetórias e perspectivas de um curso multidisciplinar. São Carlos: Rima, v. 4, 2005. 462p.
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. 3. ed. Papirus: São Paulo , 2007. 174 p.
LECHNER, L. Planejamento, implantação e manejo de trilhas em Unidades de Conservação. Cadernos de Conservação, v. 3, n. 3. Curitiba – PR: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, 2006, 125 p.
LIMA, S. Trilhas Interpretativas: a aventura de conhecer a paisagem. Cadernos Paisagem, Rio Claro – SP, v, 3, n. 3, p. 39-44, 1998.
MARTINS, F. O flanelógrafo como ferramenta de auxílio no processo de ensino/aprendizagem na área de influência do manguezal de Ratones, Ilha de Santa Catarina – SC. 2011. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
REIS JÚNIOR, A. A formação do professor e a Educação Ambiental. 2003. 194 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2003.
RESES, G. Metodologias de educação ambiental: a água como um tema gerador. 2007. 73 f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
SANTOS, M.; FLORES, M.; ZANIN, E. Educação ambiental por meio de trilhas ecológicas interpretativas com alunos NEEs. Monografias ambientais, Santa Maria – RS, v. 5, n. 5, p. 982-991, 2012.
SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências – um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação, ARAUJO, G.; FACHÍN-TERÁN, A.; GUERTA, R. Palestras de Educação Ambiental como instrumento de prevenção de acidentes em operações aeroportuárias. Educação Ambiental em Ação [online], v. 14, n. 53, p. 1-7, 2015.
SILVA, F.; CECCON, S.; GÜNTZEL-RISSATO, C.; DA SILVEIRA, T.; TEDESCO, C.; GRANDO, J. Educação ambiental: interação no campus universitário através de trilha ecológica. Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande – RS, v. 17, n. 1, p.20-40, 2006.
VASCONCELLOS, J. M. O. Avaliação da visitação pública e da eficiência de diferentes tipos de trilhas interpretativas no Parque Estadual Pico do Marumbi e Reserva Natural Salto Morato – PR. Curitiba. 1998. 141 f. Tese (Doutorado em Ciências Florestais). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, Universidade Federal do Paraná, 1998.
VILLAS BOAS, M. S. O uso do flanelógrafo em educação ambiental em áreas de manguezal da região de Guaratiba - Rio de Janeiro-RJ, Brasil. 2004. 131f. Dissertação (Mestrado em Gestão Ambiental – Área de Concentração: Educação Ambiental). Universidad de Las Palmas de Gran-Canárias/Fundação Ibero-Americana, Florianópolis-SC, 2004.

Downloads

Publicado

27-11-2019

Edição

Seção

Artigos