O PNAIC e a produção de textos escritos: uma reflexão acerca do material formador

Autores

  • Lainy Martinelli dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Zaira Bomfante dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i6.27921

Resumo

O presente trabalho consiste em uma reflexão a respeito dos cadernos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa de formação continuada de professores alfabetizadores. O objetivo do estudo consiste na compreensão do modo com que os cadernos trazem o ensino e a aprendizagem da Língua escrita, dando ênfase para a produção de texto, seu conceito e aplicação no processo de Alfabetização. Ancoramos nossa visão de Linguagem na perspectiva sociointeracional, a partir das contribuições de Bakhtin (1992), compreendendo-a como um espaço dialógico, potenciador de interações sociais e desenvolvimento humano. Adotamos, para o estudo, a pesquisa bibliográfica como metodologia, observando as teorias e atividades presentes nos materiais didáticos disponibilizados pelo Pacto. Entendemos que o PNAIC nasce como uma política educacional para melhoria da educação no campo da Alfabetização. Portanto, compreender os conceitos e teorizações presentes nos cadernos acerca da Língua escrita nos indica o tipo de educação que se pretende desenvolver nas salas de aula. Podemos afirmar, portanto, que as ações realizadas pelo PNAIC constituíram intervenção necessária para melhoria do processo de Alfabetização. No entanto, devemos nos alertar para o fato de que os problemas na Alfabetização não serão sanados somente pelo professor. É necessário desviar o olhar para além dos profissionais, creditando mudança a todos os contextos escolares, desde a formação docente às estruturas físicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lainy Martinelli dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (UFES). Licenciada em Pedagogia pela UFES, com ênfase em Alfabetização e Linguagens.

Zaira Bomfante dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG. Docente da Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Educação e Ciências Humanas e Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica - PPGEEB CEUNES, UFES, São Mateus, ES.

Referências

ALBUQUERQUE, E. B. C. Conceituando alfabetização e letramento. In: ANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (orgs.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
ANTUNES, I. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 5.a ed. São Paulo: Hucitec, 1981.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. A criança no Ciclo de Alfabetização. Caderno 2. Brasília: DF, 2015b.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. A oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização. Caderno 5. Brasília: DF, 2015c.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Brasília: DF, 2015a.
BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. Formação do Professor Alfabetizador: caderno de apresentação. Brasília: DF, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE), 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em: 05 de maio de 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Documento Orientador. Brasília: DF, 2017a.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pró - Letramento: Programa de formação continuada de professores dos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Brasília: DF, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Brasília: DF, 2001.Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/guia_for_1.pdf>Acesso em: 03 de maio de 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para Formação dos Professores. Brasília: DF, 1999. Disponível em:<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002179.pdf>Acesso em: 03 de maio de 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 826. Brasília: DF, 2017b.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
SILVEIRA, E. et al. Alfabetização na perspectiva do Letramento: letras e números nas práticas sociais. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2016.
SOARES, M. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. São Paulo: Pátio, 2004.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SOUZA, C. Políticas Públicas: questões temáticas e de pesquisa. Caderno CRH, n. 39, jul./dez. Salvador, 2003.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
VEIGA, I. P. A. Alternativas pedagógicas para formação do professor da educação superior. In: VEIGA, I. P. A.; VIANA, C. M. Q. Q (orgs.). Docentes para a educação superior: processos formativos. Campinas: Papirus, 2010. p. 13-28.
ZEICHNER, K. M. Educating reflective teachers for learner cenetred-education possibilities and contradictions. In: GIMENEZ, T. (Org.). Ensinando e aprendendo Inglês na Universidade: formação de professores em tempos de mudança. Londrina: ABRAPUI, 2003.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Edição

Seção

Educação, filosofias, infâncias: filosofar com infâncias, resistir na escola