O ensino de Filosofia como ética do cuidado de si: experiência do ensino de Filosofia numa escola militar da região do extremo sul da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i6.27980Resumen
Resumo: Este texto tem por objetivo problematizar a Filosofia e o seu ensino,
colocando em relevância experiências filosóficas produzidas no Ensino Médio de um Colégio Militar. Reativamos conceitos de Michel Foucault, Jorge Larrosa, Gillis Deleuze, Alejandro Cerletti, Walter Kohan e Sílvio Gallo, e pensamos a Filosofia na perspectiva do cuidado de si e da estética da existência. Toma como referencial metodológico a cartografia deleuziana, na qual aponta para o acompanhamento de processos que se fazem a partir de fluxos, forças, invenções, intensidades, movimentos, pensamentos, interações, invenções e agenciamentos. Os resultados apresentam fragilidades quanto aos processos de ensino e aprendizagem em Filosofia, por outro lado, apontam potencialidades de se promover experiências filosóficas criativas através do ensino e aprendizagem pautados na Filosofia como ética do cuidado de si, na estética da existência, afirmando, desta forma, que é possível um ensino de Filosofia que corrobore experiências filosóficas críticas e criativas.
Palavras-chave: Filosofia. Militarismo. Estética da existência.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.






