Jogos e brincadeiras na educação infantil como resgate da identidade cultural na infância

Autores

  • Poliana Bernabé Leonardeli Faceli
  • Marcilene Conti FACELI (FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES)
  • Valeria Barbosa FACELI (FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES)

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i6.28513

Resumo

A pesquisa busca demonstrar como o ato de brincar pode ser importante na vida da criança influenciando-a na percepção do mundo real, no desenvolvimento da psicomotricidade e na criatividade, contribuindo no processo de ensino aprendizagem durante a Educação Infantil. O trabalho ressalta que as brincadeiras fazem parte do dia a dia dos alunos e são uma forma de linguagem que contribui para o desenvolvimento cognitivo, além, do desenvolvimento nos aspectos da criatividade e imaginação infantis. O professor pode buscar estabelecer a importância do seu papel nesse processo, fazendo com que a criança possa construir e reconstruir relações sociais, históricas, artísticas e culturais, uma vez que a primeira atividade social da criança ocorre pela brincadeira. A pesquisa procura ainda demonstrar a importância da memória e do resgate das brincadeiras e jogos tradicionais como forma de construção de uma identidade cultural. Busca também evidenciar como essas brincadeiras tão antigas podem desenvolver uma serie de habilidades previstas na BNCC para educação infantil. A metodologia utilizada é a pesquisa de campo, que se objetiva a verificar como é a percepção e o trabalho dos professores com as brincadeiras na Educação Infantil no cotidiano da sala de aula.

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Biografia do Autor

Marcilene Conti, FACELI (FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES)

Graduada em Pedagogia pela Faceli

Valeria Barbosa, FACELI (FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES)

Graduada em Pedagogia pela Faceli

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Publicado

30-11-2021

Edição

Seção

Educação, filosofias, infâncias: filosofar com infâncias, resistir na escola