A Universidade como espaço complementar ao Ensino de Botânica no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i9.28688Resumo
O presente relato apresenta experiências vivenciadas por estudantes dos Cursos em Ciências Biológicas e Agronomia da Universidade Federal do Espírito Santo – Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), referente a uma aula expositiva dialogada e uma prática em laboratório, integrantes do projeto de extensão. Com objetivo de contextualizar o ensino de Botânica, por meio de práticas e recursos didáticos diversificados, facilitando o processo de ensino-aprendizagem sobre as características adaptativas e morfoanatômicas das plantas de diferentes vegetações. Além de promover a interação entre pesquisadores, professores e estudantes de níveis educacionais e de instituições distintas. As aulas ocorreram no campus do CEUNES, localizado em São Mateus-ES. Sendo uma aula expositiva dialogada e uma prática, ambas ocorreram em sequência no Laboratório de Botânica Estrutural. O público alvo foram alunos da 2ª série do Ensino Médio. Os monitores ministraram alguns conhecimentos sobre célula vegetal; técnicas de utilização do microscópio óptico; técnicas usuais de anatomia vegetal, como planos de corte e montagem de lâminas temporárias e adaptações morfoanatômicas das plantas ao ambiente. Após essas explanações, ocorreu a aula prática com materiais vegetais que evidenciavam essas adaptações. Por fim, foi aplicado um jogo online, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostraram que os objetivos foram alcançados, o que foi observado por meio da interação entre os monitores e os alunos presentes. A experiência contribuiu para reforçar a ideia de que os espaços de ensino e pesquisa da universidade podem desempenhar um papel importante como complementar ao ensino básico, especialmente no ensino de botânica.
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