A Universidade como espaço complementar ao Ensino de Botânica no Ensino Médio

Autores

  • Fabiane Fonseca Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-7498-8598
  • Elisa Mitsuko Aoyama UFES/CEUNES
  • Marcos da Cunha Teixeira UFES/CEUNES
  • Luis Fernando Tavares de Menezes UFES/CEUNES

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i9.28688

Resumo

O presente relato apresenta experiências vivenciadas por estudantes dos Cursos em Ciências Biológicas e Agronomia da Universidade Federal do Espírito Santo – Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), referente a uma aula expositiva dialogada e uma prática em laboratório, integrantes do projeto de extensão. Com objetivo de contextualizar o ensino de Botânica, por meio de práticas e recursos didáticos diversificados, facilitando o processo de ensino-aprendizagem sobre as características adaptativas e morfoanatômicas das plantas de diferentes vegetações. Além de promover a interação entre pesquisadores, professores e estudantes de níveis educacionais e de instituições distintas. As aulas ocorreram no campus do CEUNES, localizado em São Mateus-ES. Sendo uma aula expositiva dialogada e uma prática, ambas ocorreram em sequência no Laboratório de Botânica Estrutural. O público alvo foram alunos da 2ª série do Ensino Médio. Os monitores ministraram alguns conhecimentos sobre célula vegetal; técnicas de utilização do microscópio óptico; técnicas usuais de anatomia vegetal, como planos de corte e montagem de lâminas temporárias e adaptações morfoanatômicas das plantas ao ambiente. Após essas explanações, ocorreu a aula prática com materiais vegetais que evidenciavam essas adaptações. Por fim, foi aplicado um jogo online, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostraram que os objetivos foram alcançados, o que foi observado por meio da interação entre os monitores e os alunos presentes. A experiência contribuiu para reforçar a ideia de que os espaços de ensino e pesquisa da universidade podem desempenhar um papel importante como complementar ao ensino básico, especialmente no ensino de botânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Fonseca Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Bacharela e graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Estagiária no Laboratório de Botânica Estrutural, com experiência em Morfologia e Anatomia Vegetal, sob orientação da Dra. Elisa Mitsuko Aoyama. Pós-graduanda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

Elisa Mitsuko Aoyama, UFES/CEUNES

Doutora em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica.  Docente no Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB) da Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus e coordenadora do Laboratório de Botânica Estrutural.

Marcos da Cunha Teixeira, UFES/CEUNES

Doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa. Docente no Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB) da Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus e coordenador do Laboratório de Educação Ambiental/Núcleo de Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Biologia.

Luis Fernando Tavares de Menezes, UFES/CEUNES

Doutor em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente no Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB) da Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus, coordenador do Laboratório de Ecologia de Restinga e Mata Atlântica e curador do Herbário SAMES da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Relatos de experiência