Entre canções, bocas-de-forno e petecas: vivências e registros de cultura infantil maranhense

Autores

Resumo

Pretendeu-se com essa investigação reconhecer o processo de socialização e de troca de saberes entre as crianças maranhenses nos espaços que escolhem para brincar e a produção de novas culturas, nas manifestações próprias da comunidade onde estão inseridas. Considerou-se um percurso teórico-metodológico para compreensão do objeto estudado, que iniciou com um levantamento bibliográfico dos autores que contribuíram com a pesquisa, e a observação participante, na qual foram registrados os momentos das crianças, brincando e recriando brincadeiras e brinquedos. Recorreu-se aos estudos filosóficos e sociológicos para definir brincadeiras e cultura infantil, a partir dos contextos das vivencias das crianças com seus pares e com os adultos. Para tanto, autores como Sarmento (2008), Benjamim (1984) e Postman (1999) deram suporte teórico-metodológico na produção cientifica.

 

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Biografia do Autor

Rosyane de Moraes Martins Dutra, UFMA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo na Linha de Pesquisa História da Educação: sujeitos, objetos e práticas. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Maranhão (2001), especialização em Gestão de Recursos Humanos pela FACAM (Rio de Janeiro/2005) e Mestrado em Educação/UFMA (jul/2014). É Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Brincadeiras - GEPIB/UFMA. É membro do grupo de Trabalho História da Infância e Juventude (ANPUH-BR) e da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Atualmente é professora assistente do Departamento de Educação I no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (Área de Educação Infantil). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Infância e o brincar, formação de professores, metodologia da educação infantil, estágio supervisionado, educação de crianças pequenas, currículo e história da infância.

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Publicado

31-12-2020

Edição

Seção

Artigos