Integração de Saberes na Educação do Campo: Proposições teórico-metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.30488Resumo
Com o objetivo de, Apresentar aprofundamentos teóricos e metodológicos sobre a integração dos saberes, em especial na educação do campo; e Refletir sobre a importância da visão ampla do conhecimento para a aprendizagem do estudante, o presente trabalho busca trazer orientações para a integração de saberes no ensino na educação do campo. Utilizou-se da Revisão de Literatura, a partir de artigos apresentados no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE) entre 2012 e 2016 e nas produções do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (CEUNES/UFES). Verificou-se que a integração dos saberes pode se concretizar de diversas formas, tais como projetos, interdisciplinaridade, estudo da realidade, mas sempre prezando pelo respeito aos diversos saberes que a humanidade produz. Aspectos como a articulação entre desenvolvimento científico e capitalismo, formação fragmentada dos professores, práticas individualistas, estrutura “fechada” dos currículos, e a sobreposição da ciência, vem se mostrando um desafio na superação de uma visão reducionista do conhecimento.
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