Integração de Saberes na Educação do Campo: Proposições teórico-metodológicas

Auteurs

  • Felipe Junior Mauricio Pomuchenq Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus

DOI :

https://doi.org/10.47456/krkr.v3i4.30488

Résumé

Com o objetivo de, Apresentar aprofundamentos teóricos e metodológicos sobre a integração dos saberes, em especial na educação do campo; e Refletir sobre a importância da visão ampla do conhecimento para a aprendizagem do estudante, o presente trabalho busca trazer orientações para a integração de saberes no ensino na educação do campo. Utilizou-se da Revisão de Literatura, a partir de artigos apresentados no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE) entre 2012 e 2016 e nas produções do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (CEUNES/UFES). Verificou-se que a integração dos saberes pode se concretizar de diversas formas, tais como projetos, interdisciplinaridade, estudo da realidade, mas sempre prezando pelo respeito aos diversos saberes que a humanidade produz. Aspectos como a articulação entre desenvolvimento científico e capitalismo, formação fragmentada dos professores, práticas individualistas, estrutura “fechada” dos currículos, e a sobreposição da ciência, vem se mostrando um desafio na superação de uma visão reducionista do conhecimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Felipe Junior Mauricio Pomuchenq, Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus

Técnico em Agropecuária (Escola Família Agrícola do Bley, 2010), Graduação em Licenciatura Ciências Biológicas (UNIMES, 2014), Graduado em Licenciatura em Educação do Campo (UFV, 2018), Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFES, 2017), Mestre em Ensino na Educação Básica (UFES/CEUNES, 2019). Educador do Campo e Coordenador Administrativo na Escola Família Agrícola de Marilândia – MEPES.



Téléchargements

Publiée

30-12-2020

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil