A construção de um canteiro econômico na Escola Estadual do Povoado de Nova Aurora (Norte Mineiro) no contexto de um projeto de intervenção do Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFTM
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.30714Resumo
O canteiro econômico é uma tecnologia social que demanda uma pequena quantidade de água para a produção de alimentos. Assim, configura-se como uma estratégia importante de convivência com a seca, especialmente em regiões como o semiárido norte mineiro. Este trabalho busca apresentar e discutir a experiência de construção de um canteiro econômico em uma escola do campo no contexto de um projeto de intervenção do Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFTM. Adotamos a pesquisa qualitativa e como fonte de dados lançamos mão do relatório final do estágio, bem como informações provenientes de entrevistas semiestruturadas com a professora supervisora, direção e outros trabalhadores da escola. A construção do canteiro econômico mobiliza conhecimentos como o uso de adubos orgânicos, da lona plástica como um impermeabilizante, a economia de água, entre outros. Introduziu-se a partir das aulas de Ciências uma novidade, a tecnologia social do canteiro de tipo econômico, ao mesmo tempo, que os conteúdos das Ciências eram contextualizados na prática. Por fim, essa experiência de Estágio Supervisionado IV mostra uma possibilidade de integração dos conhecimentos das Ciências e os conhecimentos da comunidade, dos agricultores em uma prática coerente e contextualizada com a vida no/do campo.
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