v. 1 n. 4 (2020): Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil

					Visualizar v. 1 n. 4 (2020): Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil

Objetiva reunir pesquisas realizadas na educação escolar, mas não somente, que tratem sobre processos formativos dos sujeitos envolvidos no ensino e em práticas pedagógicas da Educação do Campo; e que emergem de diversos contextos sociais e seus territórios, como os agricultores familiares, os quilombolas, os indígenas, os ribeirinhos, os pescadores, os pomeranos, os imigrantes, os assentados da reforma agrária, dentre outros.

O Dossiê considerará no âmbito da Educação do Campo a investigação sobre os atores sociais que tem constituído histórico e politicamente essa modalidade de Educação e de Ensino, bem como as instituições e organizações político, social e pedagógicas que se ocupam de formar o cidadão campesino.

Nesse contexto, interessa-se, especialmente, pela formação docente dos sujeitos do Campo, compreendendo que estes mobilizam saberes diversos em suas trajetórias para elaborar aquilo que sabem, bem como produzir identidades nas localidades, de modo plural e permanente.

Também considera os diferentes espaços e tempos em que ocorre a formação dos sujeitos do Campo e, especialmente, chama a atenção para a Pedagogia da Alternância e seus diferentes momentos de ensino e de aprendizagem, apoiados em instrumentos pedagógicos específicos para a sua realização.

O Dossiê pretende continuar práticas de escrita e de publicização das expressivas atividades formativas que vêm ocorrendo na Educação do Campo em todo o País, por meio de pesquisas que se desenvolvam na articulação teórico-prática e em parcerias interinstitucionais que projetam o fortalecimento dos povos do Campo em suas especificidades e necessidades.

Serão apreciados trabalhos que tratem sobre: Educação e Ensino na Educação do Campo, Formação de Professores na Educação do Campo, Currículo da Educação do Campo, História da Educação do Campo.

Publicado: 2020-10-29

Edição completa

Editorial

  • Editorial

    Andrea Brandão Locatelli, Felipe Junior Mauricio Pomuchenq; Ailton Pereira Morila

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil