Formação de Professores na Licenciatura em Educação do Campo: diálogos e desafios com Florestan Fernandes

Autores

  • Adelar Pizetta Ufes
  • Marília Alves Chaves Silveira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.31843

Resumo

O presente artigo busca desenvolver uma reflexão acerca da formação de educadores do campo cotejando com elaborações do Patrono da Sociologia Brasileira, conectadas em âmbito educacional e social na dinâmica da luta de classes. Chama a atenção para a gravidade e complexidade do atual momento sócio-histórico que põe em risco o futuro da humanidade. Apoiado em elaborações de Florestan Fernandes, e a partir de uma concepção de formação, discute ideias fundantes nos processos de formação de educadores, dentre elas o rigor teórico, o vínculo com processos e organizações populares do campo e da cidade e a necessidade do desenvolvimento ético e moral em uma perspectiva de transformação social e individual. Ao final apresenta um conjunto de desafios como parte integrante dos processos de formação de educadores do campo que necessariamente terão que ser enfrentados por nossa práxis formativa. 

Palavras-Chaves: Formação de educadores. Educação do campo. Transformação social.

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Biografia do Autor

Marília Alves Chaves Silveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em História Social das Relações Políticas – Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

29-10-2020

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil